Publicado em 02 jul 2019

A desigualdade de renda e pobreza

Redação

Para uma visão quantitativa da pobreza e desigualdade de renda no mundo, de acordo com o relatório sobre pobreza e prosperidade compartilhada do World Bank Group (2016), verifica-se que a redução de pobreza extrema no mundo, durante o período 1990 a 2013, teve um significativo progresso: em 2013, o planeta, com 7,176 bilhões habitantes, apresentou cerca de 767 milhões de pessoas vivendo, cada uma, com 1,90 dólares ou menos por dia, isto é, 10,7% da população total.

pobreza2Vivaldo Antonio Fernandes Russo e Ettore Bresciani Filho

Desigualdade de renda e pobreza são temas importantes do projeto Inclusão Social com Qualidade criado para atender um dos tópicos do Manifesto à Sociedade Brasileira (ABQ, 2014). Inicialmente, convém recuperar algumas das considerações de trabalhos anteriores recentemente divulgados no sítio da Academia Brasileira da Qualidade.



O primeiro, com o título “Considerações sobre a Desigualdade, Inclusão e Exclusão Social” (BRESCIANI & RUSSO, 2017), foi um estudo preliminar sobre os conceitos básicos de desigualdade, inclusão e exclusão social, as métricas necessárias para avaliar a situação em que se encontra a sociedade com relação a esses desafios, e os instrumentos que vêm sendo utilizados pelos governos de diversos países para tornar a sociedade mais igualitária. Desse estudo, em resumo, algumas observações finais podem ser destacadas:

os conceitos de inclusão social, exclusão s...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica