Publicado em 20 ago 2019

A execução de aterros em obras de edificações

Redação

Seja qual for o volume de aterro ou mesmo o solo do local e das possibilidades de áreas de empréstimo (de onde se remove o solo), há um procedimento executivo de engenharia civil geotécnica adequado, que proporcionará economia e segurança. Com os conhecimentos geotécnicos na execução de aterros, muitos problemas poderão ser evitados tanto em pequenas como grandes obras de engenharia: recalques e afundamentos de piso, ruas, vias e fundações; vazamentos de redes hidráulicas e sanitárias; deslizamentos de taludes, contenções e muros de arrimo; vazamentos de lagoas de tratamento de resíduos e líquidos; erosões internas em diques e barragens; e o não enchimento de lagoas, diques e barragem por perda de água, etc.

Da Redação – 

Define-se terraplenagem como sendo o movimento de terras necessário para modificar o terreno pré-existente, de modo a se obter a configuração desejada num projeto de engenharia. As etapas de execução da terraplenagem compreendem, essencialmente, a escavação – onde se define cota de implantação inferior à do terreno existente – e o aterro, nos locais onde a cota atual é inferior à especificada em projeto. 

abq_natal

Faça a sua inscrição para assistir ao seminário via internet, acesse o link: https://www.eventbrite.com.br/e/seminario-abq-qualidade-no-seculo-xxi-natal-tickets-67474218203

 Todavia, ainda que o aterro não seja executado com o material provindo da escavação exigida – o que é desejável, salvo por inadequação técnica ou econômica – sempre haverá necessidade de ser realizado o transporte do material escavado. Mesmo que por vezes não explícitas, ainda devem ser consideradas as operações de carga e de descarga do material escavado para o meio de transporte e deste para o local do aterro, respectivamente.

 

...

Artigo atualizado em 07/10/2024 03:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica