Publicado em 20 ago 2019

O óleo vegetal isolante para equipamentos elétricos

Redação

Devido à sua disponibilidade e baixo custo, os óleos minerais têm sido amplamente utilizados há muito tempo em transformadores de potência para permitir seu isolamento e resfriamento. Contudo, sua baixa segurança contra fogo e seu baixo potencial de biodegradabilidade tornaram necessário procurar outros líquidos isolantes como uma alternativa a este óleo mineral usado em equipamentos elétricos de alta tensão. Dessa forma, vem se buscando alternativas físico-químicas para o óleo mineral, como o azeite de oliva, óleo de girassol e diferentes misturas de óleo de origem vegetal. Para determinar principalmente a tensão de ruptura e a intensidade do campo elétrico da eletroconexão, os óleos isolantes vegetais devem ser misturados em quantidades precisas.

mauricio

Mauricio Ferraz de Paiva –

Por décadas e precisamente com o início da evolução da energia, os líquidos isolantes têm sido utilizados para o isolamento e resfriamento de dispositivos elétricos, como transformadores, cabos, interruptores e capacitores. O óleo mineral naftênico é há muito tempo o líquido isolante mais preferido para o isolamento de transformadores porque possui um bom ponto de vazamento a baixas temperaturas, boa capacidade de resfriamento térmico, baixo custo, alta eficiência e disponibilidade no mercado de transformadores.
abq_natal

Faça a sua inscrição para assistir ao seminário via internet, acesse o link: https://www.eventbrite.com.br/e/seminario-abq-qualidade-no-seculo-xxi-natal-tickets-67474218203
Apesar das vantagens anteriormente cita...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica