Publicado em 01 nov 2022

A análise dos gases dissolvidos em óleo isolante em equipamentos elétricos

Redação

A análise de gases dissolvidos (AGD) no óleo isolante a partir de amostras de óleo que, conforme recomendado por especialistas deve ocorrer periodicamente, tem se mostrado muito eficiente na detecção e identificação de defeitos em equipamentos elétricos isolados a óleo, tais como transformador, reator, disjuntor, comutador de linha, transformador de instrumento, etc. Um dos procedimentos mais consagrados para detecção de falhas em transformadores de potência é a análise da concentração de gases dissolvidos no óleo mineral isolante desses equipamentos. Essa análise é comumente realizada em laboratório através de cromatografia em fase gasosa. Embora apresente resultados confiáveis, a cromatografia traz alguns inconvenientes, como elevado período de amostragem e a distância do laboratório em relação às subestações. Há orientações normativas para realização de medições de análise de gases dissolvidos durante ensaios de fábrica em equipamentos elétricos preenchidos com óleo mineral isolante, a fim de assegurar a consistência na indústria e melhorar a confiança com que os resultados são utilizados. Também há procedimentos normativos obrigatórios para obtenção de amostra de óleo mineral isolante utilizado em equipamentos elétricos, os requisitos e os procedimentos para análise.

Da Redação – 

Os transformadores de potência, isolados à óleo mineral isolante, devem ser amostrados e analisados conforme uma periodicidade pré definida. Uma das análises a ser realizada é a cromatografia gasosa ou avaliação dos gases dissolvidos na amostra. A formação de gases em equipamentos elétricos imersos em óleo mineral isolante acontece através das seguintes condições: decomposição do óleo (hidrogênio, metano, etano, etileno e acetileno); decomposição da isolação celulósica (monóxido de carbono e dióxido de carbono); e outras fontes de gás (hidrogênio).

Quando se analisa as decomposições do óleo, que são os casos mais comuns encontrados nessas análises de gases dissolvidos, pode-se definir as seguintes condições para que este evento ocorra: o óleo mineral é formado por meio de cadeias de hidrocarbonetos e a cisão destas moléculas por meio de falhas térmicas ou elétricas formam novas moléculas e partículas sólidas de carbono.

A relação de quais serão as novas moléculas de hidrocarbonetos formadas são definidas através da energia desprendida em uma falha elétrica em kJ/mol, com isso consegue-se definir atrav...

Artigo atualizado em 01/11/2022 05:23.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica