Publicado em 01 nov 2022

Os métodos de cálculo da capacidade de carga dinâmica dos mancais de rolamentos

Redação

O mancal é um elemento de máquina que serve como apoio fixo para a transmissão mecânica em elementos girantes (eixos e rolamentos). Normalmente são fabricados em ferro fundido ou aço, e bipartidos (base e tampa). Podem ser rotativos ou de rolamento e de deslizamento ou de bucha. A função de um mancal é servir de apoio para eixos girantes, estando sujeitos às forças de atrito devido a rotação do eixo. Dessa forma, o atrito ocorre devido ao contato da superfície do eixo com o mancal. Portanto, pode-se definir que a função do mancal é dar apoio e suportar uma carga enquanto está em contato com um eixo ou elemento rolante. Ele é um componente fundamental em qualquer máquina ou equipamento, principalmente, quando se pretende obter eficiência na transmissão de potência em sistemas mecânicos. Qualquer falha no produto pode causar a parada do equipamento e, consequentemente, a perda de produção. O mancal de rolamento (rotativo) comporta um rolamento de esferas, de rolos ou de agulha que servem como apoio do eixo. Dessa forma, quando o eixo gira, as esferas ou rolos também giram. Em outras palavras, trata-se de um suporte fixo onde o rolamento é montado no furo do mancal para suportar o eixo. Basicamente é composto por dois anéis concêntricos e um elemento rolante entre eles. É considerado um mancal de menor atrito devido a redução do escorregamento. O mancal com rolamento pode ser projetado inteiro ou bipartido a fim de facilitar a montagem. Além disso, permite que a sua instalação seja possível para variadas aplicações, sendo muito prático por sua flexibilidade de uso e pela possibilidade de trabalhar com outros acessórios. Não exige grandes necessidades de manutenção, reduzindo os gastos com parada de máquina ou abruptas manutenções corretivas. Há métodos de cálculo da capacidade de carga dinâmica básica dos mancais de rolamentos dentro do campo de dimensões mostrados nas publicações ISO relevantes, fabricados com aço para rolamentos, com tratamento térmico, de alta qualidade, normalmente utilizados e usuais, de acordo com as boas práticas de fabricação e, basicamente, de projeto convencional com relação ao formato das superfícies de contato rolantes.

Da Redação – 

De um modo geral, um rolamento é um dispositivo usado para permitir o movimento rotacional ou linear, reduzindo o atrito e o estresse. Semelhante à roda, os rolamentos são literalmente dispositivos que podem rolar, e servem para reduzir o atrito entre a superfície do rolamento e a superfície que está sendo rolada. É muito mais fácil de mover, tanto de forma linear ou rotativa, quando o atrito é reduzido, fazendo com que a velocidade e a eficiência sejam maiores.

A fim de atender a todas as funções, os rolamentos fazem uso de uma estrutura relativamente simples: uma roda, com uma superfície interna e externa de metal liso, é usada como auxiliar no rolamento. Uma esfera própria carrega o peso da carga impulsionando a rotação do rolamento. No entanto, nem todas as cargas colocam a força em um rolamento da mesma maneira. Existem dois tipos diferentes de carregamento: radial e axial.

A carga radial, como em uma polia, simplesmente coloca o peso sobre o rolamento, fazendo com que ele gire como resultado da tensão. A carga de empuxo é significativamente diferente, e põe o stress sobre o rolamento de uma form...

Artigo atualizado em 01/11/2022 05:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica