Reflexões sobre o PDCA e PDSA
Redação
Há dois modelos, PDCA e PDSA, com iguais essências e método científico, mas que diferem conceitualmente.
Marcelo de Col Gomes Rezende -
Existe muita confusão em torno do PDCA e também de suas evoluções. Houve algumas, ocorridas nos últimos 50 anos. Dentro do modelo japonês de controlar a qualidade, também do modelo concebido por Deming à época em que participou do Seminário da Japanese Union of Scientists and Engineers (JUSE) em 1950.
Neste seminário de oito dias, Deming apresentou seu modelo baseado no ciclo de Shewhart de 1939. Este ciclo, que tem suas origens no método científico (1) (Galileo no século XVII), passando por Francis Bacon, e no pragmatismo norte americano de Charles Peirce, William James, John Dewey e Clarence Irving Lewis, impulsionou o trabalho de Shewhart.
Paralelamente, Deming transformou o modelo de Shewhart que possuía três etapas em um círculo. No entanto, devemos considerar que, esses modelos foram concebidos no início, e meados do Século XX respectivamente, onde os processos produtivos experimentavam a transição da Segunda para a Terceira Revolução Industrial, produção em larga escala, com a ausência de defeitos.