Publicado em 23 dez 2019

Como monitorar a limpeza do ar em salas limpas

Redação

Pode-se dizer que uma sala limpa deve ter a concentração de partículas em suspensão no ar controlada e classificada para o que é projetada, construída e utilizada de maneira a controlar a introdução, geração e retenção de partículas dentro da sala. A classe de concentração de partículas em suspensão no ar é especificada e outros atributos de limpeza, como concentrações químicas, de partículas viáveis ou nanopartículas no ar, e também limpeza de superfície em função de concentrações de partículas, nanopartículas, partículas viáveis e químicas, podem também ser especificados e controlados. Outros parâmetros físicos pertinentes também podem ser controlados, se requerido, por exemplo, temperatura, umidade, pressão, vibração e eletrostática. Já a zona limpa é um espaço exclusivo em que a concentração de partículas em suspensão no ar é controlada e classificada, e o qual é construído e utilizado de maneira a controlar a introdução, geração e retenção de partículas dentro da zona. A classe de concentração de partículas em suspensão no ar é especificada e outros atributos de limpeza, como concentrações químicas, de partículas viáveis ou nanopartículas no ar, e também limpeza de superfície em função de concentrações de partículas, nanopartículas, partículas viáveis e químicas, podem também ser especificados e controlados. Assim, uma zona limpa pode ser um espaço estabelecido dentro de uma sala limpa, ou pode ser obtida por meio de um dispositivo de separação. Tal dispositivo pode estar localizado dentro ou fora de uma sala limpa. Outros parâmetros físicos pertinentes podem também ser controlados, se requerido, por exemplo, temperatura, umidade e pressão, vibração e eletrostática. Dessa forma, a classe de limpeza do ar por concentração de partículas em suspensão em uma sala limpa ou zona limpa deve ser estabelecida em um ou mais estados de ocupação: como construído, em repouso ou em operação.

editorial2

Uma sala limpa é aquela em que a concentração de partículas em suspensão no ar é controlada e classificada, e à qual é projetada, construída e utilizada de maneira a controlar a introdução, geração e retenção de partículas dentro da sala. A classe de concentração de partículas em suspensão no ar é especificada. Outros atributos de limpeza, como concentrações químicas, de partículas viáveis ou nanopartículas no ar, e também limpeza de superfície em função de concentrações de partículas, nanopartículas, partículas viáveis e químicas, podem também ser especificados e controlados.

 



Outros parâmetros físicos pertinentes também podem ser controlados, se requerido, por exemplo, temperatura, umidade, pressão, vibração e eletrostática. As salas limpas e ambientes controlados associados proporcionam o controle de contaminação do ar e, se apropriado, de superfícies, para níveis adequados para a realização de atividades sensíveis à contaminação.

O controle de contaminação pode ser benéfico para a proteção da integridade do produto ou do processo, em indústrias, como aeroespacial, microeletrônica, produtos farmacêuticos, dispositivos...

Artigo atualizado em 29/10/2020 09:38.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica