Publicado em 03 Mar 2020

As turbinas hidráulicas para pequenas centrais hidrelétricas (PCH)

Redação

Existem três tipos de instalações hidrelétricas: represamento, desvio e armazenamento bombeado. Algumas usinas hidrelétricas usam barragens e outras não. As usinas hidrelétricas variam em tamanho, desde pequenos sistemas para uma casa ou vila até grandes projetos que produzem eletricidade para os serviços públicos. O tipo mais comum de usina hidrelétrica é uma instalação de represamento e uma instalação desse tipo, normalmente, é um grande sistema hidrelétrico e usa uma barragem para armazenar a água do rio em um reservatório. A água liberada do reservatório flui através de uma turbina, girando-a, que por sua vez ativa um gerador para produzir energia elétrica. A água pode ser liberada para atender às mudanças nas necessidades de eletricidade ou para manter um nível constante do reservatório. Atualmente, a instalação de pequenas centrais hidrelétricas (PCH) tem sido uma alternativa mais visada quando a questão é suprir a demanda energética, considerando-se os menores impactos ambientais possíveis. Conheça as recomendações gerais para a elaboração de especificações técnicas para a aquisição de pequenas turbinas hidráulicas.

pch2Da Redação –

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as geradoras de energia elétrica de porte pequeno podem ser classificadas em pequena central hidrelétrica (PCH) e central geradora hidráulica (CGH). As pequenas centrais hidrelétricas são usinas com reservatório de até três quilômetros quadrados e com potência instalada entre 1 e 30 MW. As centrais geradoras hidráulicas, por outro lado, são usinas com potência máxima de até 1 MW.



Por serem menores, essas centrais de energia são mais baratas de construir e causam um dano ambiental menor, pois não alagam grandes áreas, preservando o habitat natural das espécies que vivem próximas a elas, além disso, podem ser construídas em rios com menor vazão, onde esses, proporcionam para a descentralização da geração de eletricidade no país. Sobre os aspectos técnicos, além da potência instalada, existem ainda outras características que diferenciam essas geradoras de energia, como por exemp...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica