Publicado em 10 mar 2020

Reflexões sobre o planejamento estratégico

Redação

Juntas, estas duas palavras compõem uma verdadeira simbiose, transformando-se em uma poderosa ação que aponta os rumos, as metas e as proposições de mercado.

d''artagnan

Claudius D’Artagnan C. Barros

A expressão planejamento estratégico reúne em si mesma dois conceitos: planejamento e estratégia. Ambos podem ser implantados de forma incorporada ou isolada, em considerável escala no ambiente corporativo. Este, por sua vez, representado por organizações do setor público ou privado, de médio ou grande porte e também, em casos pontuais, de pequeno porte e, excepcionalmente, por microempresas.

 



Juntas, estas duas palavras compõem uma verdadeira simbiose, transformando-se numa poderosa ação que aponta os rumos, as metas e as proposições de mercado. A fusão dessas palavras pode ser considerada o ponto de inflexão entre o êxito ou o fracasso de uma organização, levando-se em conta as perspectivas de médio ou longo prazo.

Mas, afinal, o que esses termos significam isoladamente? Planejamento é um termo de gênese latina derivado da palavra planus, de onde também se origina a expressão planilha. O latim planus significa algo achatado ou nivelado e dele ...

Artigo atualizado em 23/03/2020 01:33.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica