Publicado em 10 mar 2020

Os riscos eletrostáticos em atmosferas explosivas

Redação

Pode-se observar que a eletricidade estática ocorre comumente na indústria e na vida diária. Muitos dos efeitos são inofensivos e passam despercebidos, ou são apenas um incômodo, mas a eletricidade estática também pode dar origem a uma situação de risco. Em tais situações, o risco pode ser, em geral, reduzido pelo relaxamento de carga. Esses perigos incluem: ignição ou explosão de atmosferas inflamáveis; choque eletrostático em combinação com outro risco; choque eletrostático dando origem a ferimentos ou morte; e danos a componentes eletrônicos. Além disso, a eletricidade estática pode apresentar problemas operacionais durante os processos de fabricação e manuseio, por exemplo, provocando aderência dos materiais uns aos outros, ou atraindo poeiras ou materiais particulados. Ela é gerada por: contato e separação de sólidos, por exemplo, movimento das correias transportadoras ou filmes plásticos sobre rolos, e movimento de pessoas; fluxo de líquidos ou poeiras, e produção de aerossóis; fenômeno de indução, ou seja, objetos atingem um potencial elevado ou ficam carregados por estarem em um campo elétrico. O acúmulo de carga eletrostática pode dar origem a riscos e problemas em uma ampla gama de indústrias e ambientes de trabalho e provocar a ignição e explosão em indústrias de processos químicos, farmacêuticos, petrolíferos e de processamento de alimentos. Deve-se entender as orientações sobre os equipamentos, os produtos e as propriedades de processos necessárias para evitar os riscos de ignição e de choques eletrostáticos que podem surgir da eletricidade estática, bem como requisitos operacionais necessários para assegurar a utilização segura do equipamento, produto ou processo.

eletrostática2

Da Redação – 
A fonte primária das cargas eletrostáticas é o carregamento por contato (eletrificação). Se duas substâncias previamente não carregadas entram em contato, geralmente ocorre uma transferência de cargas eletrostáticas na área de seus limites em comum. No momento da separação destas superfícies, cada superfície se carrega de uma carga igual, mas de polaridade oposta. Objetos condutivos podem se tornar carregados por indução, se estes estiverem no interior de um campo elétrico produzido por outros objetos carregados, ou devido a condutores com um alto potencial elétrico existente ao seu redor.

 



Todos os objetos podem também se tornar carregados eletrostaticamente se partículas carregadas ou moléculas ionizadas se acumularem sobre estes objetos. O carregamento eletrostático por contato pode ocorrer nas interfaces de materiais sólido/sólido, líquido/líquido ou sólido/líquido. Os gases podem não ser carregados desta forma, mas se um gás contiver partículas sólidas ou gotículas de líquidos em suspensão, estas podem ser carregadas eletrostaticamente por contato, de forma que o gás pode acumular car...

Artigo atualizado em 28/02/2025 01:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica