Publicado em 19 mai 2020

Os tubos de cobre para refrigeração

Redação

Para atender essa demanda dos clientes, as empresas fabricantes de equipamentos de ar-condicionado tiveram que investir em pesquisa e desenvolvimento para encontrar alternativas que ajudassem a superar o desafio de diminuir o tamanho desses aparelhos e, ao mesmo tempo, garantir que eles fossem eficientes.

Ricardo de Luca - 

Se lembrarmos dos primeiros aparelhos de ar-condicionado que foram fabricados, será impossível não se assustar com o tamanho que eles tinham e o espaço que ocupavam. Era preciso praticamente um guincho para colocá-los na parede. Com o passar do tempo, isso foi mudando, o produto evoluindo e o próprio consumidor passou a demandar um equipamento mais compacto.

Atualmente, os componentes buscam ajudar na redução do tamanho dos equipamentos, mais especificamente porque os tubos de cobre ranhurados passaram a ser preferenciais em vez dos tubos de cobre lisos na fabricação destes aparelhos. Pois bem, para atender essa demanda dos clientes, as empresas fabricantes de equipamentos de ar-condicionado tiveram que investir em pesquisa e desenvolvimento para encontrar alternativas que ajudassem a superar o desafio de diminuir o tamanho desses aparelhos e, ao mesmo tempo, garantir que eles fossem eficientes.

Em sistemas de refrigeração, entende-se eficiência como troca térmica. Para ficar mais fácil de compreender, é só pensar em como funciona um aparelho de ar-condicionado: ele pega o ar do ambiente e refrigera. Uma das alternativas para isso, é levar em consideração o fato de que quanto maior a área de contato do fluido - que no caso é o gás de refrigeração - com o tubo que está dentro do condensador, maior será a troca térmica e menor será o consumo de energia elétrica.

Por isso, encontrar formas de diminuir o taman...

Artigo atualizado em 19/05/2020 10:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica