Publicado em 30 jun 2020

Os veículos acessíveis para transporte escolar em áreas urbanas

Redação

O transporte escolar possui grande importância para a educação, uma vez que facilita o acesso dos alunos à escola e contribui para a permanência destes no sistema educacional, reduzindo os índices de evasão escolar. Um transporte escolar de má qualidade tem impacto negativo significativo no rendimento dos alunos. A Constituição Federal determina que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, com a colaboração de toda a sociedade (art. 205). O mesmo documento estabelece como princípio da igualdade de condições de acesso e permanência na escola (art. 206, inciso I) e garante o direito ao transporte escolar (art. 208, inciso VII). Conheça as especificações técnicas mínimas para as características construtivas e os equipamentos auxiliares aplicáveis na fabricação dos veículos acessíveis de categorias M2 e M3, para transporte de escolares em áreas urbanas. Esta norma não se aplica aos veículos com características rurais ou fora de estrada (off-road) utilizados no transporte de escolares em áreas urbanas.

Da Redação – 

Uma das maiores preocupações de todo gestor de serviço de transporte escolar deve ser, obviamente, o bem-estar dos seus passageiros, que precisam ser transportados dentro das melhores condições de conforto e, sobretudo, de segurança. Nesse cenário, é muito importante que os motoristas responsáveis (que obrigatoriamente devem ter mais de 21 anos) realizem cursos especiais, com foco na direção defensiva e demais detalhes relacionados aos cuidados com os passageiros.

Também é essencial que os veículos usados para o transporte sejam de qualidade, estejam sempre com a revisão em dia, assim como todas as vistorias exigidas por lei. Antes, porém, devem ser escolhidos com cuidado. Ao adquirir um veículo para trabalhar com o transporte escolar, deve-se pesquisar as opções no mercado, buscar conhecer quais têm atendido melhor às empresas já estabelecidas e entenda essa compra como um dos maiores investimentos em seu novo negócio.

A estrutura necessária para o bom funcionamento de um serviço de transporte escolar é relativamente simples, o que pode facilitar bastante o início de suas atividades. Além dos veículos adequados e em boas condições, com as vistorias e licenças em dia, é necessário muito pouco: uma garagem ou um galpão para que os carros sejam guardados quando não estão em uso e uma estrutura básica de escritório, com telefone, impressora e computador, para organizar e registrar tudo.

Em relação ao transporte es...

Artigo atualizado em 30/06/2020 04:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica