Publicado em 21 jul 2020

A gestão dos incidentes

Redação

Na gestão de incidentes, o comando do incidente pode ser um indivíduo ou um grupo responsável por todas as atividades do incidente, incluindo o desenvolvimento de estratégias e táticas, a ordenação e a liberação de recursos. O comando do incidente tem autoridade e responsabilidade geral pela condução das operações do incidente e é responsável pela gestão das operações táticas no local do incidente. A definição das estruturas subjacentes da gestão de incidentes faz parte do comando do incidente. O comando do incidente pode ser apoiado por uma equipe. Assim, o planejamento e o líder de operações são responsáveis pela liderança do incidente e pela gestão direta de todas as atividades operacionais relacionadas ao incidente. O planejamento e o líder de operações estabelecem táticas para o período operacional designado e estão diretamente envolvidos no desenvolvimento de qualquer plano de ação da gestão de incidentes. O planejamento e o líder de operações devem ser executados para cada período operacional. Deve-se entender que os parâmetros para a gestão de incidentes, incluindo os princípios que comuniquem o valor e expliquem a finalidade da gestão de incidentes, os componentes básicos da gestão de incidentes, incluindo processo e estrutura, com foco em papéis e responsabilidades, tarefas e gestão de recursos, e o trabalho conjunto por meio de direção e cooperação conjuntas.

Da Redação – 

Qualquer organização deve considerar a proteção da saúde, segurança, propriedade e meio ambiente como o objetivo do estabelecimento de planejamento de respostas a emergências. Os planos de gestão de incidentes podem ser genéricos ou específicos para riscos, instalações, etc. Ao estabelecer o escopo do plano de gestão de incidentes, convém que a organização considere os tipos de emergências abordadas no plano; os tipos de emergências especificamente excluídas do plano (por exemplo, porque são tratadas por outros planos); a responsabilidades e limitações devido a áreas de jurisdição; a escala de emergências.

Convém que o plano de gestão de incidentes esteja disponível nos formatos eletrônico e impresso, durante um incidente, para todas as organizações identificadas no plano de gestão de incidentes. O plano de gestão de incidentes pode ser preparado como um plano independente ou como um anexo a outro plano de gestão de incidentes. Mesmo que o plano de gestão de incidentes seja autônomo, ele pode ser integrado a outro(s) plano(s) de gestão de incidentes, caso os planos sejam ativados simultaneamente. Convém que o plano de gestão de incidentes inclua, mas não se limite a, vários elementos estratégicos.

Estes elementos podem incluir a finalidade, escopo e objetivos declarados que podem ser consistentes com a base de planejamento especificada e o conceito de operações, o conjunto completo de condições que exigiriam a ativaç...

Artigo atualizado em 21/07/2020 06:20.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica