Publicado em 21 Jul 2020

As propriedades do poliestireno expandido (EPS)

Redação

O EPS foi descoberto por Eduard Simon em 1839 na Alemanha por acidente e a sua espuma é formada por mais de 95% de ar e apenas 5% de plástico. As pequenas partículas plásticas sólidas de poliestireno são feitas a partir do monômero estireno. O poliestireno é normalmente um termoplástico sólido à temperatura ambiente que pode ser fundido a uma temperatura mais alta e solidificado para as aplicações desejadas. A versão expandida do poliestireno é cerca de quarenta vezes o volume do grânulo de poliestireno original. As espumas de poliestireno são usadas para uma variedade de aplicações devido ao seu excelente conjunto de propriedades, incluindo bom isolamento térmico, boas propriedades de amortecimento e peso extremamente leve. Pode ser usado como material de construção a embalagens de espuma branca, ou seja, possui uma ampla gama de aplicações de uso final. O poliestireno expandido (EPS) é um material plástico celular rígido, com adição de retardante à chama, originalmente de cor branca, fabricado pela expansão de grânulos pré-expandidos de poliestireno, moldado em sua forma definitiva ou cortado em blocos produzidos por um processo contínuo ou descontínuo. Já o poliestireno extrudado (XPS) é um material plástico celular rígido com estrutura celular fechada, com adição de retardante à chama, fabricado por um processo contínuo, com ou sem película formada na superfície durante o processo de fabricação.

Da Redação – 

O EPS é inerte por natureza e, portanto, não resulta em reações químicas. Pode ser usado facilmente na indústria da construção e, como também é uma célula fechada, quando usado como material do núcleo, absorve pouca água e, em troca, não promove mofo ou apodrecimento. O EPS é durável, resistente e leve, e pode ser usado como sistema de painel isolado para fachadas, paredes, telhados e pisos de edifícios, como material de flutuação na construção de marinas e pontões e como preenchimento leve na construção de estradas e ferrovias.

O EPS possui propriedades de absorção de choque, sendo ideal para armazenar e transportar itens frágeis, como vinhos, produtos químicos, equipamentos eletrônicos e produtos farmacêuticos. Suas propriedades de isolamento térmico e resistência à umidade são perfeitas para embalar alimentos cozidos, além de itens perecíveis, como frutos do mar, frutas e legumes. O EPS pode ser usado na fabricação de sliders, modelos de avião e até pranchas de surf, devido à sua força positiva em relação ao peso.

A força do EPS, juntamente com suas propriedades de absorção de choque, o torna eficaz para uso em assentos infantis e capacetes de ciclismo. Também é resistente à compressão, o que significa que é ideal para empilhar produtos de embalagem. Também tem aplicações em horticultura em bandejas de mudas para promover a aeração do solo. Ele possui isolamento térmico elevado, resistência à umidade, é durável, r...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica