Publicado em 22 set 2020

O projeto de estação de bombeamento ou elevatória de água

Redação

Pode-se definir uma estação de bombeamento ou estação elevatória como o conjunto de estruturas e equipamentos destinado a promover o recalque do fluido, com a finalidade de efetuar a sua elevação de nível e compensar as perdas de carga na linha. No caso particular em que a pressão de montante é superior à atmosférica, a estação elevatória passa a ter a designação de booster (estação impulsionadora). O estudo de concepção é o estudo técnico preliminar, ou seja, um trabalho técnico que tem por objetivo a conceituação e a definição das características gerais do objeto do estudo, sob os pontos de vista qualitativo e quantitativo, contemplando as diferentes partes constituintes e considerando os aspectos operacional, de manutenção e segurança, físico, estético, legal, social, ambiental, arqueológico, e a viabilidade técnica, econômica e financeira para a escolha da alternativa ótima de concepção básica de projeto. Já o plano de execução da obra é o detalhamento das fases executivas da obra ou do empreendimento, permitindo o planejamento e a gestão da execução, compatibilizando as programações de paradas do sistema com as etapas construtivas dos serviços e a rede de distribuição de água unidade do sistema de abastecimento constituída por tubulações, componentes e equipamentos acessórios, destinada a disponibilizar água potável aos consumidores. Deve ser realizado estudo de viabilidade técnica, financeira e econômica para o sistema de bombeamento projetado para o horizonte do estudo ou do projeto, considerando os tempos de projeto, de execução da obra e de entrada em operação. As despesas de capital devem englobar o projeto, quando aplicável, devendo ser avaliada a viabilidade econômica entre as opções de fornecimento na estrutura tarifária energética; a construção e a fiscalização; os custos ambientais, quando aplicável; os custos sociais e arqueológicos, quando aplicável. As despesas de operação e manutenção devem englobar a operação; a energia elétrica, em instalações novas e em reabilitações e substituições de equipamento eletromecânico, bem como os custos evitados com consumo e demanda de energia elétrica. Recomenda-se incorporar o custo operacional da energia elétrica ao longo da vida útil do equipamento ofertado no processo de licitação, incorporando este custo no preço final do equipamento ofertado. Pode-se afirmar que a operação manual, automática ou por meio de telegestão, considerando os custos evitados com mão de obra de operação, pode incluir a instrumentação, aquisição, transmissão e tratamento de dados. Deve-se incorporar a manutenção, incluindo horas e frequência de manutenção e custo de homem/hora; o monitoramento, incluindo instrumentação, automatização e custo de homem/hora; a inspeção, incluindo horas e frequência de inspeção e custo de homem/hora; e os custos de paralisação pela não operação do sistema de recalque, quando aplicável.

Da Redação – 

A estação de bombeamento ou elevatória deve fornecer pressão suficiente para superar a força da gravidade na água. Quando esse nível de pressão for atingido, haverá pressão suficiente para mover o líquido na taxa de fluxo necessária. Esta é uma equação matemática simples e as bombas são projetadas para serem programáveis de forma que a taxa de fluxo de água possa ser ajustada facilmente. Um controlador eletrônico que está diretamente conectado à própria estação de bombeamento ou operado a partir de um local remoto é usado para inserir os dados necessários.

O seu projeto deve indicar, para a fase de execução das obras, a obrigatoriedade no atendimento às normas técnicas aplicáveis, as especificações da prestadora de serviço ou contratante e as instruções do fabricante. Deve contemplar as fases construtivas e indicar a solução para as interferências, espaços para tráfego ou acesso para manutenção, e demais detalhes necessários à execução da obra, atendendo aos aspectos de segurança.

Deve prever no orçamento o canteiro de obra com as instalações necessárias e o acondicionamento adequado dos materiais. Devem ser indicados e apresentados os critérios adotados no orçamento para os respectivos itens, quando necessário. O projeto deve prever no orçamento a realização do teste hidrost...

Artigo atualizado em 22/09/2020 03:23.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica