Publicado em 06 out 2020

Os ensaios em dutos corrugados de polietileno (PE)

Redação

Um sistema de dutos corrugados é aquele de encaminhamento de cabos, constituídos por dutos corrugados e seus acessórios para a proteção e o encaminhamento dos condutores e/ou cabos isolados nas instalações de infraestrutura elétricas ou de telecomunicações, permitindo que eles sejam inseridos e/ou substituídos, mas não inseridos lateralmente. Uma característica interessante da aplicação de dutos corrugados é conferir flexibilidade à estrutura, como ocorre nos tubos utilizados na produção de petróleo e gás em águas profundas. Nesses casos, a flexibilidade é uma condição necessária para a simplificação nas instalações das linhas no mar, tanto para inserção como para remoção. A flexibilidade do tubo fornece também uma resistência maior às eventuais trepidações e oscilações, resultado das altas pressões do fluido dentro do tubo e do movimento das correntes marítimas. Entretanto, a existência da superfície corrugada gera influência da parede interna do duto no padrão do escoamento, no campo de velocidade e na perda de carga (queda de pressão). O conhecimento dessa influência é importante para uso em aplicações industriais ou para o desenvolvimento de estudos teóricos que permitam compreender os fenômenos físicos envolvidos nesse tipo de escoamento. Em geral, grande parte dos estudos se concentra em avaliar a forma como essa influência ocorre em função do padrão de escoamento observado, do nível de turbulência gerado, do fator de atrito resultante, e em que grau essa influência pode ser comparada com a observada em geometrias com rugosidades naturalmente distribuídas. Deve-se conhecer os requisitos gerais e de desempenho, bem como os métodos de ensaio, para fabricação de dutos corrugados de polietileno, empregados em instalações de infraestrutura elétrica (baixa, média ou alta-tensão) e/ou de telecomunicações, podendo estar confinados, enterrados ou aparentes.

Da Redação – 

Na hora de especificar os materiais para empregar em obras, muitos compradores têm dúvidas sobre qual o tipo de tubulação deverá ser utilizado, bem como qual deverá ser a matéria prima de sua fabricação. Para o mercado da construção civil, sabe-se que existem diversos tipos de tubos que podem ser aplicados de inúmeras formas, de acordo com o planejamento da obra. Por esse motivo é importante compreender, em primeiro lugar, qual a finalidade da aplicação para analisar qual tipo de tubulação irá atender a necessidade do projeto.

De maneira geral, cabe ao engenheiro projetista definir se serão utilizados os dutos corrugados, tubos corrugados ou tubos lisos na obra. Para facilitar a compreensão sobre o tipo de tubulação a ser utilizado no projeto: os dutos corrugados são aplicáveis em instalações elétricas subterrâneas e têm a vantagem de serem flexíveis e resistentes à compressão e ao impacto; os tubos drenos são perfurados e utilizados para drenagem de solos; e os tubos lisos têm a capacidade para diversas aplicações. Podem ser utilizados para condução de água sob pressão, de esgoto, instalação de fibra ótica para telecomunicações, transporte de minérios, fertirrigação e, também, instalações elétricas. Além disso, podem ser instalados sem abertura de valas, pelo método não-destrutivo, caso especificado no projeto.

Quanto à amostragem dos dutos corrugados em PE, todo fornecimento deve ser dividido pelo fabricante em lot...

Artigo atualizado em 06/10/2020 05:08.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica