Publicado em 06 out 2020

Os requisitos dos cabos ópticos protegidos contra o ataque de roedores

Redação

Com mais de 4.000.000.000 de pessoas ficando online, trabalhando, colaborando e se conectando, o impulso para uma conectividade mais rápida influencia cada vez mais os projetos e as instalações de cabos de fibra óptica em todo o mundo. Porém, ter uma conectividade mais rápida só dará certo se a integridade do cabo não for comprometida por danos. Os cabos de fibra óptica podem ser expostos a uma série de condições perigosas, uma vez instalados. Um desses perigos, não importa se a instalação é ao ar livre, subterrâneo ou no interior de um edifício ou casa, são os danos causados por roedores que roem, como ratos ou esquilos. Os danos causados por roedores podem afetar a confiabilidade de longo prazo dos cabos instalados nas partes internas e externas. A proteção contra roedores para cabos de fibra óptica garante que seja difícil para o animal roer o núcleo do cabo. Os roedores geralmente são capazes de corroer a capa externa do cabo. O desafio é evitar penetração adicional. Isto pode ser feito de várias maneiras. Os cabos de fibra óptica têm muitas camadas de proteção para garantir que as fibras ópticas não sejam danificadas. Uma dessas camadas é adicionada para evitar ataques de roedores no núcleo do cabo, onde estão as fibras ópticas. Os danos causados por roedores aos cabos de comunicação são mais do que apenas um incômodo, pois podem resultar em reparos caros e interrupções de serviço. Dessa forma, o cabo óptico dielétrico protegido contra o ataque de roedores para aplicação subterrânea em duto ou aérea espinado é conjunto constituído por fibras ópticas monomodo ou multimodo de índice gradual, revestidas em acrilato, com elemento (s) de proteção da (s) unidade (s) básica (s), eventuais enchimentos; com elemento (s) de proteção da (s) unidade (s) básica (s) e núcleo resistente à penetração de umidade, e protegidos por revestimento interno de material termoplástico, uma barreira resistente à ação de roedores e revestimento externo de material termoplástico.

Da Redação – 

Alguns locais de instalação de cabos exigem proteção contra forças mecânicas externas severas e também contra vermes. Os locais de instalação tropicais são mais propensos ao ataque de roedores. Os ratos das regiões tropicais são maiores do que os encontrados na região fria, por exemplo na Europa. Os cabos de fibra óptica instalados em áreas sujeitas a ataques severos de roedores devem ser protegidos de forma adequada.

Esses animais atacam qualquer coisa na frente deles, então há a necessidade de tomar medidas para proteger o cabo de fibra óptica. A proteção eficaz contra roedores é garantida pelo uso de fita ou fios de aço. Os cabos de fibra ótica terão uma bainha interna de PVC ou polietileno conforme a necessidade. A bainha interna é coberta com uma camada de fita de aço ondulada para fornecer flexibilidade e resistência mecânica aprimorada. Os cabos blindados com fios de aço têm mais flexibilidade.

Ao mesmo tempo, as condições de instalação, como a influência elétrica, exigem o uso de cabos de fibra óptica não metálicos. Esta é a razão pela qual esse tipo de cabo de fibra ótica é mais caro. E com o efeito da força eletromotriz, o perigo real surge quando os cabos de fibra óptica soltam porções da capa externa e os elementos metálicos entram em contato com os cabos elétricos. É uma ameaça à vida para o pessoal de manutenção que participa dos trabalhos de reparo em cabos de fibra óptica.

A solução para a influ...

Artigo atualizado em 06/10/2020 05:03.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica