Publicado em 20 out 2020

A qualificação profissional do bombeiro civil

Redação

O procedimento para se tornar um bombeiro civil não deve ser subestimado, pois deve existir uma motivação forte e isso é muito importante, mas também é necessário dispor de uma série de competências cognitivas, técnicas e físicas para se tornar membro de um corpo de bombeiros. Além disso, tanto os bombeiros profissionais como voluntários seguem um intenso treinamento após o recrutamento para que possam garantir sua própria segurança e a segurança de seus colegas e das pessoas que ajudam e protegem. O recrutamento do pessoal operacional das zonas de resgate de emergência ocorre no grau de bombeiro, sargento ou capitão. Os bombeiros respondem aos alarmes de incêndio como uma equipe e auxiliam na extinção de incêndios para proteger vidas e propriedades. Isso inclui a administração de primeiros socorros, resgate em emergências e inspeção de edifícios quanto a riscos de incêndio para garantir o cumprimento das leis de prevenção de incêndio. Os bombeiros também podem ser designados para trabalhar em apoio às divisões, como recursos humanos, divulgação de riscos para as comunidades, etc. Essas pessoas necessitam ter as competências profissionais do bombeiro civil classes I, II e III, para proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente.

Da Redação – 

A função de um bombeiro civil é proteger pessoas e patrimônios contra riscos de acidentes como incêndios, vazamentos, etc. Ele salva a vida de pessoas em terra, água, alturas e presta os primeiros socorros quando necessário. Também, pode realizar a inspeção e os testes em equipamentos de segurança. Além disso, pode treinar as equipes que atuam em situações de emergência.

Diferente do bombeiro militar, o civil tem uma formação bem menos complexa, que não segue a carreira militar e atua dentro dos limites do local para onde foi contratado. Em alguns casos, ele é responsável por controlar a situação até a chegada dos bombeiros militares ou da polícia. Atua prevenindo acidentes, verificando possíveis pontos de riscos de segurança em prédios, eventos e empresas.

Em seu dia a dia de trabalho, inspeciona equipamentos de combate aos incêndios e acompanha de perto tudo que possa envolver risco na edificação. Ele também ajuda a formular planos de emergência, pensando sempre em preservar vidas, respeitar o meio ambiente e proteger o patrimônio. Pode trabalhar em indústrias, edificações, empresas e eventos, sejam...

Artigo atualizado em 20/10/2020 05:37.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica