Publicado em 25 May 2021

A segurança das fresas para usinagem em alta velocidade

Redação

Uma fresa é um componente essencial de uma máquina e, como o nome sugere, é a ferramenta de corte responsável por raspar o material da peça de trabalho. Todas as fresadoras possuem uma fresa e, durante uma operação típica de fresamento, a fresa se move perpendicularmente ao seu eixo, permitindo a remoção do material da peça na circunferência da fresa. O seu objetivo é remover material de uma peça de trabalho e, conforme gira contra uma peça estacionária, raspa o material. As fresas são geralmente feitas de materiais duros e fortes que podem suportar tensões significativas sem quebrar ou sucumbir a danos. Todas as fresas são caracterizadas pela presença de várias ranhuras, cada uma das quais atua como uma lâmina que raspa o material da peça. Uma ferramenta de corte de fresa de topo, por exemplo, é um tipo que possui dentes na extremidade e nas laterais, sendo disponível em materiais de aço e carboneto de cimento, normalmente usados em operações de fresamento vertical. Outro tipo comum de fresa é uma fresa de ponta bruta. As fresas de ponta desbastada têm ranhuras profundas na extremidade que são capazes de remover uma quantidade excessiva de material da peça de trabalho. Outro tipo é de esferas, também conhecido como cortador de ponta esférica, apresenta um design hemisférico que minimiza a tensão na peça de trabalho. A fresa lateral e frontal é um tipo que possui dentes nas laterais e na frente. Uma fresa é um componente essencial de uma máquina fresadora, sendo composta por várias lâminas e é responsável por raspar o material de uma peça de trabalho, remodelando-a. Deve-se entender os principais perigos decorrentes da utilização de fresas, por exemplo, fresas de acordo com a NBR ISO 3855 de 06/2012 - Fresas — Nomenclatura que apresenta a nomenclatura das fresas em português, inglês e francês, utilizadas para usinagem em alta velocidade, como a remoção de cavacos em usinagem com maior velocidade periférica de metais em máquinas-ferramenta, e estabelece os requisitos de segurança.

Da Redação – 

A fresagem é um processo de geração de superfícies usinadas removendo progressivamente uma quantidade predeterminada de material da peça de trabalho, que é avançada a uma taxa de avanço relativamente lenta para uma fresa girando a uma velocidade comparativamente alta. Os dois tipos básicos de ferramentas de corte usados na usinagem são os designs de ponto único e multiponto.

Fundamentalmente, eles são semelhantes, porém, ao agrupar várias ferramentas de ponto único em um suporte circular, a fresa é criada. É um processo de geração de superfícies usinadas removendo progressivamente uma quantidade predeterminada de material da peça de trabalho, que é avançada a uma taxa de avanço relativamente lenta para uma fresa girando a uma velocidade comparativamente alta.

As ferramentas de usinagem para remoção de cavacos em maiores velocidades periféricas são carregadas principalmente pelas altas-tensões devido à força centrífuga. Portanto, materiais com ductilidade adequada e resistência à trinca ou fratura devem ser utilizados.

Para determinar a carga de estresse da ferramenta nas primeiras aproximações, ...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica