Publicado em 01 Jun 2021

A manutenção na prática

Redação

Quando um equipamento para de funcionar, a cadeia produtiva é afetada e em muitos casos não é possível recuperar o tempo perdido. O setor de manutenção é acionado, e, a partir desse momento, começa uma corrida contra o tempo para manter o menor impacto possível na produção e para que o equipamento volte a produzir. É de fundamental importância, para quem executa a manutenção, além do conhecimento técnico, ter um planejamento e equilíbrio emocional: a pressão sofrida pela liberação da máquina não deve afetar o desenvolvimento de seu trabalho. Para isso, é preciso que o executor tenha um planejamento de trabalho e mantenha um acervo próprio para consulta através de registros feitos em experiências passadas ou experiências semelhantes e que podem ajudar muito durante a execução do trabalho.

Alex Sandro Fausto dos Santos – 

A manutenção é um processo que requer várias habilidades e conhecimentos técnicos por parte de quem a executa. Tal setor é de suma importância para qualquer entidade, independentemente do segmento de atuação. O profissional de manutenção deve ter algumas habilidades para exercer a função como as descritas a seguir.

- Resolução de problemas: é uma capacidade importante do profissional, pois diante das adversidades que podem acontecer ele deve ter a capacidade de tomar a decisão correta em um curto espaço de tempo, seja para manutenção preventiva, corretiva ou preditiva.

- Gerenciamento do tempo: é fundamental analisar corretamente as tarefas, classificando-as de acordo com sua prioridade e execução.

- Organização: é importante que esse especialista seja organizado durante o seu trabalho, pois com certeza isso torna o desenvolvimento de suas atividades mais produtivo. Manter o local de trabalho sempre limpo após e durante as tarefas passa uma sensação de segurança e domínio sobre a execução das atividades.

- Aprendizado constante: é essencial buscar atualização constanteme...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica