Publicado em 17 ago 2021

A segurança e a higiene para a fabricação de modeladoras de massas para pães

Redação

A padaria ou panificadora é um comércio que, geralmente, também é uma pequena indústria de fabricação dos itens comercializados, salvo casos nos quais os proprietários vendem somente produtos terceirizados, e é de grande popularidade em vários países. Em sua grande maioria, são empresas de pequeno porte. O pão e demais produtos panificados como pães doces, salgados, biscoitos, etc. são os principais produtos comercializados. O setor da panificação é permeado de particularidades, especialmente porque engloba em seu processo os setores de indústria, comércio e serviços. Em todas as etapas dos processos devem ser observados, existem alguns aspectos relacionados às melhorias dos processos e cuidados especiais, de forma que se possa eliminar os riscos de contaminação física, química e biológica aos quais os alimentos estão sujeitos. Os produtos secos de panificação, em geral, representam baixo risco de veiculação de doenças, porque dispõe de baixo índice de atividade de água, o que dificulta a sobrevivência e multiplicação dos microrganismos. Porém, a incorporação de outros produtos e serviços pelas padarias tem exigido a implantação de estratégias, de um lado preventivas e, de outro, mais agressivas, tanto na área de gestão como na de produção, como a implantação das boas práticas de produção. O crescimento do número de consumidores aumentou a demanda por melhores produtos, havendo cada vez mais uma exigência quanto à condição dos alimentos e a manutenção da boa saúde. Por isso, garantir a segurança alimentar é, atualmente, uma necessidade em qualquer setor que envolva o fornecimento de alimentos, como forma de assegurar a confiança e a qualidade de vida dos clientes. Em consequência, quando se pensa em oferecer alimentos de boa qualidade, deve-se levar em conta as técnicas de segurança dos alimentos e as boas práticas de fabricação. Deve-se conhecer os requisitos de segurança e higiene que se aplicam ao projeto e à fabricação de modeladoras de massas para pães.

Da Redação – 

Uma padaria precisa vender e ter sucesso, sendo necessário que existam os clientes interessados nos produtos. Um ponto favorável ao empresário de panificação e confeitaria é o fato de que este é um mercado em crescimento, de grande apelo junto ao público. As padarias e confeitarias são negócios que participam ativamente da comunidade. O desafio é fazer com que as pessoas, no meio de tantas opções, escolham comprar em determinado estabelecimento. E fazer com que elas voltem todos os dias. Atraí-las e torná-las fiéis à sua empresa.

Para isso, deve-se definir bem a estratégia de mercado. Uma coisa é certa: os clientes estão em busca de comodidade e de facilidades, além de alimentos seguros. Uma empresa, para ser escolhida pelo cliente como a principal, precisa mostrar que é a que melhor e atende às necessidades de compra.

Assim, pesquisar é fundamental: o local onde será instalada a empresa, os tipos de clientes (e o que desejam), os concorrentes, formas de acesso, estrutura que se pretende instalar, tudo isso fará o perfil da sua padaria e confeitaria. Conhecendo esses itens, fica mais fácil saber como ...

Artigo atualizado em 17/08/2021 06:51.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica