Publicado em 14 dez 2021

Gestão, processos e pessoas: os três pilares para a sustentabilidade

Redação

Os três pilares são importantes e primordiais para garantir uma gestão sustentável dentro de uma empresa. Casos em que esses não são vistos igualmente, onde algum deles é priorizado ou então desprezado, o desequilíbrio é percebido em todas as partes da empresa. Quando o sistema de gestão não é priorizado, os conflitos internos crescem, diante da divergência de foco e valores individuais.

Luiz Otávio Goi Jr. – 

Nos dias de hoje, o termo sustentabilidade remete imediatamente para um conceito de preservação ambiental ou semelhante. Esse termo, que tem sido cada ver mais citado e comentado, tem chamado a atenção das empresas, inclusive na busca de certificações, premiações e também em interesses de marketing para o mercado, com a onda modal dos produtos sustentáveis.

O que pouco se fala é que o conceito sustentabilidade vai muito mais longe do que isso, pois engloba o envolvimento da empresa em três grandes pilares conhecidos por triple bottom line (TBL) que são os pilares ambiental, social e econômico. Essa forma de avaliar a sustentabilidade gera uma ampliação do leque de necessidades que até então era um entendimento superficial e representaria somente o pilar ambiental e é justamente nesse ponto que eu gostaria de tocar.

A sustentabilidade empresarial, advêm de algo muito maior do que só da lucratividade especifica no final. A sustentabilidade empresarial requer o entendimento de diversos fatores e para isso, existem três grandes pilares que julgo necessário aprofundar: Sistemas de gestão robusto e...

Artigo atualizado em 13/12/2021 09:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica