Publicado em 17 mai 2022

A Qualidade dos tubos e conexões de ferro fundido para instalações prediais

Redação

Os tubos e as conexões de ferro fundido são usados na construção civil, infraestrutura e irrigação, com o intuito de fornecer qualidade, segurança e sustentabilidade. A produção vem avançando com soluções modernas e tecnologia avançada para a condução de fluídos, levando em consideração as especificidades, pressões, ambiente, temperaturas e outras características de acordo às necessidades do cliente. As conexões dos tubos de ferro fundido são compostas de propriedades mecânicas lucrativas, pois fissuras e outros tipos de danos estruturais são difíceis de ocorrerem. Tal fator se explica pela durabilidade, elasticidade e resistência a choques, além de possuir propriedades de alta resistência à corrosão, à compressão e à ferrugem. Os tubos e conexões de ferro fundido devem estar bem assentados ao solo para que haja segurança na obra, sendo encontrados em tipos de canalização para sistemas de água, como o tratamento e irrigação. Na questão do saneamento básico e irrigação, as situações onde os tubos e conexões de ferro fundido possuem contatos com outros produtos além da água, a utilização mostra resultados bastante satisfatórios, sem corrosão e enferrujamento. Existem amplas opções de tubos e conexões de ferro fundido com o sentido de se adequar às características onde será alocada, trazendo segurança e rapidez durante a obra. Os tubos e conexões de ferro fundido não sofrem dilatação térmica na presença de altas temperaturas. A fabricação garante a durabilidade e a segurança dos sistemas como um todo. A grande estabilidade estrutural é denominada pela propriedade física do material em suportar, mantendo a qualidade do ferro de molde, serviços pesados. As canalizações de ferro fundido, com revestimentos externos apropriados executados de acordo com a norma técnica, podem ser enterradas em todos os tipos de solos. A escolha do tipo apropriado de revestimento depende principalmente da resistividade do solo; do pH do solo; de presença de lençol freático ao nível de instalação do tubo; de ocorrência de correntes parasitas; de presença de células de corrosão devido a estruturas metálicas externas, ou de uma possível contaminação do solo por certos efluentes industriais orgânicos. Para a sua conformidade, existem exames e métodos de ensaios para a fabricação e recebimento de tubos e conexões e ferro fundido com pontas e respectivos acessórios, para instalações prediais de esgotos sanitários ou de águas pluviais, para redes de esgotamento por gravidade e para coletores prediais de ligação com redes públicas, coletoras de esgotos ou de águas pluviais.

Da Redação – 

Pode-se dizer que os produtos de ferro fundido, fabricados de acordo com a norma técnica, devem possuir as características mecânicas elevadas. Eles devem ser resistentes a impactos, capazes de ocorrer em condições normais de serviço, como, por exemplo, choques acidentais e atos de vandalismo.

O ferro fundido é um tipo de liga de ferro utilizado para a fabricação de tubos, conexões ou acessórios, na qual a grafita apresenta-se em forma lamelar ou esferoidal. Os produtos de ferro fundido, produzidos de acordo com a norma, não são inflamáveis nem combustíveis. Quando expostos ao fogo, eles conservam suas características funcionais e integridade durante um longo período de tempo, ou seja, apresentam estanqueidade de paredes às chamas e ao gás e ausência de fratura.

Os produtos devem assegurar um alto nível de estanqueidade em relação às paredes e suas juntas em todas as condições de uso. Esses produtos são atóxicos, não apresentando perigo à higiene e saúde dos usuários. Além disso, tais produtos são recicláveis, sem perda residual.

As redes de ferro fundido, devido à alta massa de suas paredes e co...

Artigo atualizado em 18/05/2022 04:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica