Publicado em 08 nov 2022

A tubulação para a indústria de petróleo e gás deve cumprir a norma técnica

Redação

Enquanto uma planta química é uma indústria para a fabricação ou processamento de produtos químicos ou de matérias primas ou intermediárias para obtenção de tais produtos, uma refinaria de petróleo é uma planta industrial para o processamento ou manuseio de petróleo e seus derivados. Uma refinaria de petróleo pode ser uma planta individual de recuperação de gasolina, uma planta de tratamento, de processamento de gás (incluindo liquefação) ou uma refinaria integrada com diversas unidades de processo e respectivas facilidades, podendo incluir instalações de apoio como armazenagem, utilidades e unidades de tratamento de efluentes. A tubulação é o conjunto de tubos e acessórios usado para transportar, distribuir, misturar, separar, descarregar, medir, controlar ou restringir escoamento de fluido. O termo tubulação também inclui a suportação dos tubos, mas não inclui as estruturas de suportação, tais como estruturas de prédios, pontes de tubulação ou fundações. O componente de tubulação é um elemento mecânico adequado para unir ou ser montado em tubulação resistente à pressão e contendo fluido. Como exemplo, podem ser citados os tubos, as conexões, flanges, as juntas de vedação, os parafusos e as porcas, as válvulas e os dispositivos, tais como juntas de expansão, juntas flexíveis, mangueiras de pressão, purgadores, filtros, partes de instrumentos na linha e separadores. Todos os usuários devem entender os requisitos obrigatórios para o projeto e a construção de tubulações para as indústrias de petróleo e gás natural, incluindo as atividades associadas de inspeção e ensaios.

Da Redação – 

A avaliação da integridade e dos riscos das tubulações em uma planta petroquímica são tarefas muito complexas, devido à existência de diversos cenários na qual elas podem falhar. A falha em uma tubulação pode ocasionar diferentes consequências, as quais dependerá do lugar de onde ocorreu a falha. Por exemplo, se em uma tubulação que transporta petróleo ocorrer uma falha perto de um rio, as consequências mais severas serão as ambientais. No entanto, se a falha de uma que transporta gás ocorre perto de uma cidade, as consequências sociais e econômicas serão de maior relevância. Desse modo, os estudos do risco não só devem analisar as consequências geradas pelas interrupções do transporte do petróleo e pela necessidade de reparo da integridade da tubulação, mas também, seus aspectos ambientais, econômicos e sociais.

Para estes eventos aleatórios, a principal ferramenta de prevenção são as atividades preventivas, como por exemplo, a vigilância continua, a boa comunicação com a comunidade instalada ao redor das tubulações, etc. A programação destas atividades preventivas deve ser realizada juntamente com as ativ...

Artigo atualizado em 08/11/2022 06:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica