As férias podem enriquecer o processo de inovação
Redação
Uma empresa que conta com uma boa estrutura para inovação permite conciliar a continuidade dos projetos com as necessidades dos colaboradores. Quando a estratégia e a gestão são devidamente claras e organizadas, cada pessoa envolvida no projeto pode sair de férias a seu tempo, sem qualquer tipo de prejuízo.
Rodrigo Miranda –
Desde que a Organização das Nações Unidas incluiu a inovação na Agenda 2030, como uma das metas de desenvolvimento sustentável, esse tema vem ganhando força nas empresas. O item de saída dos objetivos já indica a necessidade de se fomentar infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano.
Isso destaca a importância de os projetos de inovação serem esforços contínuos, contemplando também as necessidades individuais da equipe -- o que inclui tirar férias. Uma matéria divulgada no Harvard Business Review pelo doutor em psicologia Todd Kashdan revelou que usar o tempo de férias para explorar novos lugares e novas culturas resulta não só em crescimento pessoal, como no aumento de criatividade e habilidades que podem ser usadas no ambiente de trabalho.
Os pesquisadores em Singapura descobriram que uma maior exposição a outras culturas por meio de viagens, amizades internacionais, estudo de idiomas e consumo de música e comida de outros países está associada à resolução de problemas não convencionais. Ainda assim, alguns execut...