Publicado em 23 jan 2024

O teste de pressão das válvulas metálicas industriais

Redação

O processo de fabricação das válvulas industriais é complexo, pois muitos fatores contribuem para a sua eficiência: aquisição de matéria prima, usinagem, tratamento térmico, soldagem  e montagem. As válvulas devem passar por testes rigorosos para garantir o funcionamento adequado antes que os fabricantes as entreguem ao cliente. E o que torna uma válvula de qualidade? Um dos fatores determinantes para conhecer válvulas de alta qualidade é o teste do tempo, pois as válvulas de serviço longo significam que são de boa qualidade. Por outro lado, quando a válvula apresenta vazamento interno, é provável que os métodos de fabricação empregados não estejam dentro dos padrões exigidos. Normalmente, as válvulas podem durar até cinco anos, enquanto as de baixa qualidade podem durar apenas até três anos. Assim, os objetivos normativos são o estabelecimento de requisitos e práticas básicas para teste de pressão de válvulas de várias configurações que são usadas em aplicações de uso geral, geração de energia, petróleo e petroquímica ou indústrias similares. A intenção é fornecer um conjunto consistente de requisitos processuais e critérios de aceitação que possam ser considerados em conjunto com os padrões específicos da válvula apropriados para aplicações específicas. Devem ser consideradas as necessidades dos requisitos de teste de válvulas da EN 12266 e API 598, com os requisitos referenciados para válvulas designadas por PN para a primeira norma e válvulas designadas por classe para a segunda norma. Por isso, existem as especificações para os exames e testes com os quais um fabricante de válvulas precisa atuar, a fim de estabelecer a integridade do limite de pressão de uma válvula metálica industrial e verificar o grau de estanqueidade da válvula e a adequação estrutural do seu mecanismo de fechamento.

Da Redação – 

As válvulas industriais são utilizadas em vários projetos de construção comercial, projetos de automação e assim por diante. O aumento da industrialização e a expansão das instalações existentes estimularam a demanda devido às inovações tecnológicas e impulsionaram o crescimento da indústria. Elas podem ser de vários tipos, como válvulas gaveta, válvulas globo, válvulas esfera, válvulas borboleta, válvulas de retenção, válvulas de pressão, válvulas de diafragma, etc.

Na detecção de vazamento, o método do teste de estanqueidade, exceto para os modelos de válvula duplo bloqueio e dreno, deve ter a pressão de teste aplicada a um lado do obturador da válvula e o vazamento avaliado no lado oposto, o lado aberto para a atmosfera. Como alternativa, podem ser utilizados dispositivos de medição de deslocamento de fluido, desde que: a precisão da medição seja consistente com os critérios de aceitação de vazamento do teste de estanqueidade; o fabricante da válvula possa demonstrar e validar que o procedimento produz resultados equivalentes aos testes. Como alternativa, podem ser utilizados dispositivos de medição volu...

Artigo atualizado em 23/01/2024 09:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica