Publicado em 05 mar 2024

A fabricação conforme das cintas planas de fitas tecidas com fios sintéticos

Redação

As cintas de elevação são produzidas em poliéster e possuem uma grande variedade de modelos. Cada vez mais as cintas de elevação têm sido utilizadas como substitutas dos cabos de aço para elevar e movimentar cargas. Essa substituição se deve pelo fato de as cintas de elevação proporcionarem a mesma segurança e eficácia dos cabos de aço e por um preço geralmente bem mais acessível ao consumidor. Há especificações normativas relacionados à fabricação, homologação, utilização, inspeção, conservação, reparos e descarte, incluindo os métodos de classificação e de ensaios para cintas planas com ou sem acessórios, manufaturadas, com fios sintéticos de alta tenacidade formados por multifilamentos. Elas também se aplicam às cintas planas destinadas ao uso geral em operações de elevação, isto é, quando utilizadas para elevar objetos, materiais ou mercadorias que não necessitem de alterações das especificações das cintas, dos fatores de segurança ou dos limites de carga de operação especificados.

Da Redação – 

Os usuários necessitam compreender os procedimentos técnicos para minimizar as situações de perigo passíveis de ocorrerem durante a movimentação de cargas no uso de cintas planas. Aplica-se às cintas sem acessórios com um fator de segurança de 7:1 (mínimo de sete vezes a carga máxima de trabalho (CMT). Para cintas utilizadas com acessórios, o fator de segurança é de no mínimo 4:1 (mínimo de quatro vezes a CMT), dependendo do acessório, pois no conjunto deve ser considerado o menor fator.

A carga máxima de trabalho efetiva (CMTE) é obtida a partir da multiplicação entre a carga máxima de trabalho nominal (CMT) e o fator de uso (FU) a que uma cinta ou um conjunto de cintas estão capacitados a sustentar em aplicações de elevação. A CMT é a carga máxima referencial para a qual a cinta plana foi projetada para suportar em elevação vertical e a carga mínima de ruptura (CMR) é a força mínima suportada pelo corpo de prova durante o ensaio de tração, antes que ocorra o rompimento do material. A carga mínima de ruptura é calculada conforme a seguinte equação: CMR = CMT x FS, onde FS é o fator de segurança ou o número...

Artigo atualizado em 20/02/2024 05:25.

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