Publicado em 05 mar 2024

A segurança cibernética como fator crítico para os relatórios ESG

Redação

Um relatório environmental, social, and governance (ESG) indica que a sustentabilidade e a inovação não são duas coisas distintas, pois na realidade estão profundamente interligadas. A sustentabilidade tem tudo a ver com a criação de soluções que possam ser implementadas hoje sem prejudicar o planeta ou a sua população para as gerações futuras. E de onde vem a inovação? Ela vem da análise dos problemas de novas maneiras e da descoberta de soluções melhores e mais inteligentes.

Nelmara Arbex e Leandro Augusto – 

No atual cenário de economia digital, as empresas enfrentam desafios ao buscar alcançar metas ambientais, sociais e de governança (ESG) ao mesmo tempo em que se empenham para garantir medidas robustas de segurança cibernética e privacidade. As preocupações relacionadas a essas áreas estão se tornando ainda mais prioridade de no centro dos mapas globais de riscos.

Já a ligação entre esses dois fatores - ESG e segurança cibernética - não parece óbvia, mas está se tornando um ponto de atenção nas empresas mundiais e, no Brasil, não seria diferente. A economia digital levou a um aumento no processamento de dados, resultando na construção de gerenciamento de informações em todo o mundo.

Do ponto de vista de energia, os ataques virtuais tentam atingir infraestruturas críticas, como usinas e instalações de processamento de água, e podem causar mau funcionamento de equipamentos, danos ambientais e riscos. Os criminosos encontram oportunidades para explorar vulnerabilidades na segurança dessas infraestruturas e de serviços em nuvem para roubar recursos de computação. Infelizmente, o uso de...

Artigo atualizado em 20/02/2024 05:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica