Publicado em 12 mar 2024

Os desafios globais da segurança alimentar e o setor de fertilizantes

Redação

Dados da Food and Agriculture Organization (FAO) apontam que 46% dos desperdícios de alimentos no planeta ocorrem nas etapas de processamento, distribuição e consumo. Os outros 54% acontecem nas fases de manipulação pós-colheita e a armazenagem. O Brasil é o 10° colocado no ranking mundial de desperdício. Em nosso país, as perdas, por dia, são de 40 mil toneladas de alimentos, quantidade que daria para suprir aproximadamente 19 milhões de cidadãos diariamente ao longo de um ano, o mesmo que toda a população do Chile.

Valter Casarin e Ricardo Tortorella – 

Considerada a sua gravidade e posicionamento no topo da lista de problemas mundiais, a fome é um tema que precisa ser tratado com mais agilidade. Em recente evento promovido pela FAO, o World Food Fórum, mais dados alarmantes foram apresentados: três em cada dez pessoas no mundo vivem em insegurança alimentar moderada e grave. São 2,4 bilhões de indivíduos sem dinheiro suficiente, que não comem ou se alimentam mal em algum momento do mês.

Além disso, 3,1 bilhões não têm condições de pagar uma dieta saudável, equilibrada entre produtos in natura, processados e ultraprocessados. Quando olhamos apenas para o nosso país, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan), mais de 65 milhões de habitantes, ou quase 30% da população, vivem em situação de insegurança alimentar, corroborando dados da FAO.

Diante dessas estatísticas, muitos podem estar se perguntando: o planeta produz comida suficiente para alimentar todos os seres humanos? A resposta é sim, mas é evidente que existe um grande descompasso entre a produção e a demanda global de alimentos....

Artigo atualizado em 23/02/2024 05:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica