A importância da elaboração das referências em documentos

Elementos a serem incluídos em referências, fixando também a ordem dos elementos e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.

8314929977_36b1d58cf6_o-e1427796284714

Da Redação –

Em um documento, tão importante quanto o conhecimento do autor sobre o tema são as informações externas utilizadas (estudos, estatísticas, linhas de raciocínios, correntes filosóficas, etc.). Estas que são recomendadas serem oriundas de fontes confiáveis e/ou respeitadas, afim de passar mais credibilidade ao leitor. Torna-se imprescindível então padronizar a forma de colocar as fontes no texto, as referências.

O uso de referências, além de justificar adequadamente de onde foi retirada a informação, engloba também a questão ética. Se apropriar de conteúdo sem dar o devido crédito a fonte é imoral, além do fato de poder facilmente resultar em uma ação judicial. Comprovado o uso indevido da informação, o autor da infração pode sofrer punição de três meses a quatro anos de reclusão e/ou multa.

O ato de plágio está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro através do crime de violação aos direitos autorais, seccionado nos crimes contra a propriedade intelectual. Portanto, referenciando corretamente as fontes utilizadas evita-se o plágio, dando crédito a trabalhos relacionados ao tema abordado e ressalvando a responsabilidade sobre o trabalho ou ideias alheias.

A NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração estabelece os elementos a serem incluídos em referências, fixando também a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação. Esta norma destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros.

A referência é constituída de elementos essenciais (informações indispensáveis à identificação do documento, que estão estritamente vinculados ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo) e, quando necessário, acrescida de elementos complementares (informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos). A referência pode aparecer em: rodapé; fim de texto ou de capítulo; lista de referências; antecedendo resumos, resenhas e recensões.

Os elementos da referência devem ser apresentados em sequência padronizada, detalhadas por tipo na norma. Os exemplos estão centralizados apenas para fins de destaque. As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Quando aparecerem em notas de rodapé, serão alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.

A pontuação segue padrões internacionais e deve ser uniforme para todas as referências. O recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento. Isto não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada é o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, com exclusão de artigos (definidos e indefinidos) e palavras monossilábicas. As referências constantes em uma lista padronizada devem obedecer aos mesmos princípios. Ao optar pela utilização de elementos complementares, estes devem ser incluídos em todas as referências daquela lista.

As referências dos documentos citados em um trabalho devem ser ordenadas de acordo com o sistema utilizado para citação no texto, conforme NBR 10520 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Os sistemas mais utilizados são o alfabético (ordem alfabética de entrada) e o numérico (ordem de citação no texto).



Categorias:Metrologia

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: