Publicado em 03 jul 2018

Os requisitos gerais para a segurança de máquinas

Redação

A apreciação de riscos é seguida, sempre que necessário, pela sua redução e a interação deste processo pode ser necessária para eliminar o máximo de perigos possíveis, assim como, reduzir adequadamente os riscos por meio da implementação de medidas de proteção.

marinheiro-de-maquinas

Da Redação -

A segurança para o trabalhador que opera máquinas evoluiu muito desde o seu surgimento na primeira revolução industrial. O uso inadequado de uma máquina era capaz de gerar o mesmo resultado que um cutelo na mão de uma criança. Amputar membros e/ou lesões gravíssimas, muitas vezes irreversíveis, foram perdendo frequência gradativamente. Evidentemente que a tecnologia tem seu papel importante na segurança do proletário, mas a melhor capacitação do profissional também merece destaque.

As máquinas modernas possuem diversos mecanismos de segurança, entre eles os que pararam qualquer movimento de motores e laminas ao entrarem em contato com a pele humana. Mas antes de se estruturar qualquer vetor deste tipo, é necessário um projeto sólido, visando quesitos básicos gerais para segurança e reduzir os riscos de acidentes.

A ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica