Passaporte para o sucesso profissional

Cinco atributos para ajudá-lo a orientar sua carreira na direção certa.

por Larry M. Pope

passaporte

No ano passado, eu estava refletindo sobre minha carreira quando percebi que tinha sido um profissional de qualidade por aproximadamente 10.000 dias – pouco mais de 27 anos. Minha jornada começou como um químico de bancadas em San Antonio e progrediu firmemente para o meu atual cargo como vice-presidente de garantia de qualidade. Ao longo do caminho, mudei-me para oito estados diferentes e para diferentes organizações farmacêuticas.

É fácil se envolver em nossas próprias carreiras e esquecer de ajudar os “próximos na fila”. Para esse fim, achei que seria útil para as gerações mais jovens identificar os atributos que me ajudaram em minha jornada.

Fiz algumas pesquisas para identificar e confirmar minha seleção de atributos-chave. O artigo, “Os dez traços de personalidade mais importantes para o sucesso profissional”, identifica o que é preciso para ter uma carreira de sucesso. (1) Embora todos os dez atributos sejam importantes, selecionei cinco que foram fundamentais para minha carreira: flexibilidade, boa capacidade de ouvir, um comportamento calmo, a capacidade de agregar valor e integridade.

A flexibilidade é essencial para evoluir, adaptar e usar normas e ferramentas de qualidade novas e revisadas. (2) Boas habilidades de escuta são imperativas porque, em média, cerca de 45% do dia de um gerente é gasto ouvindo. (3)

Ter um comportamento calmo e ser capaz de gerar valor andam de mãos dadas. Para adaptar uma citação de Chuck Norris, profissionais de qualidade “são como o aço. Quando perdem a paciência, perdem o valor.” (4)

Quando você perde seu comportamento calmo, sua capacidade de agregar valor à organização é diminuída. Uma maneira pela qual os profissionais de qualidade contribuem com valor para uma organização é liderar iniciativas de melhoria contínua. Se você é um mal-humorado, poucas pessoas vão querer trabalhar com você.

Finalmente, há integridade. De acordo com o autor Paul Lyons, a integridade é “fazer a escolha certa, mesmo se for contra o consenso” (5) Qualidade é o guardião final que impede a má qualidade ou produto defeituoso de chegar ao consumidor, por isso é fundamental para profissionais de qualidade ter integridade.

Chave para o sucesso

Abaixo descrevo um olhar mais atento sobre como cada atributo me ajudou na minha carreira:

Flexibilidade – Eu trabalhei na indústria farmacêutica toda a minha carreira. Portanto, o cumprimento das boas práticas de fabricação (good manufacturing practices – GMP), encontradas nos regulamentos federais, tem sido fundamental para o sucesso de meus empregadores. Porque as GMP se aplicam a alimentos, medicamentos e cosméticos, foram escritas genericamente, o que pode ser uma bênção ou uma maldição para profissionais de qualidade. Os reguladores esperam uma adesão estrita aos regulamentos, mas, às vezes, os profissionais de operações manobram o mais próximo possível da linha de conformidade imaginária.

Por exemplo, tenho sido pressionado a encurtar o processo de revisão para que as operações atinjam sua meta de produção trimestral. Os profissionais de qualidade, como sempre foram, são apanhados no meio. Você deve encontrar flexibilidade nos regulamentos para satisfazer dois mestres – reguladores e seu empregador. É aqui que ter experiência em operações pode ajudar. Um de meus antigos empregadores exigiu que seus candidatos a gerentes tivessem experiência em outros departamentos. Ao gastar uma pequena parte de sua carreira fora da qualidade, você entenderá as pressões e expectativas das operações.

Passei vários anos em uma função operacional – especificamente fabricando, enchendo e embalando produtos farmacêuticos injetáveis. Quando voltei à qualidade, pude escutar as questões enfrentadas e empatizar as operações, além de fornecer soluções inovadoras. Em uma situação, as operações precisavam de uma matéria-prima específica para concluir uma campanha de vários lotes. A matéria-prima não completou o ensaio analítico de entrada, então não foi liberada. Os procedimentos permitiram a liberação da quantidade de material necessária de forma condicional. O produto não foi autorizado para distribuição até que o ensaio da matéria-prima e o produto estivessem completos.

Um segundo elemento de flexibilidade está mudando os empregadores para avançar em sua carreira. Eu não estou promovendo o trabalho de salto alto. No entanto, estou defendendo a realização de movimentos estratégicos que expandam suas habilidades. Vamos enfrentá-lo – os dias de trabalho para um empregador durante toda a sua carreira acabaram. Como escrevi anteriormente, trabalhei para oito empregadores diferentes e cada movimento resultou em um conjunto de habilidades em expansão. Sem esses movimentos, eu não teria ganho uma experiência valiosa em: estabelecer e manter os sistemas de qualidade; preparar os locais para as diferentes certificações ISO; preparar os locais para inspeções regulatórias nos EUA e no exterior; corrigindo as licenças de funcionamento; e ajudando na realização das auditorias.

Bom ouvinte – Essa é uma habilidade que muitas pessoas aceitam como certa. Segundo a autora Rachel Naomi Remen, “a maneira mais básica e poderosa de se conectar com a outra pessoa é ouvir. Apenas ouça. Talvez a coisa mais importante que tenhamos um ao outro seja a nossa atenção”. (6)

Para ser um ouvinte eficaz, você deve prestar muita atenção. Concentre-se na comunicação verbal e não verbal, como a história é contada, a linguagem usada para contar a história e a linguagem corporal do comunicador. Aqui estão algumas técnicas que eu achei úteis:

Ouça para não responder, mas para relacionar a conversa a outra pessoa. Não interrompa nem pule para conclusões ou soluções.

Mantenha contato visual com o alto-falante. Isso dá ao locutor uma fila visual que lhe interessa e ajuda a manter o foco.

Ignore seu telefone. A conversa que você está tendo é a coisa mais importante naquele momento. Ao olhar para o seu telefone, você perderá o foco e perderá detalhes importantes.

Resuma o que foi dito. A comunicação verbal envolve interpretar o que foi comunicado; portanto, resuma o que você acha que ouviu. Isso permite o ajuste e o esclarecimento da mensagem.

Se você sabe que não vai levar o seu jogo para ouvir, adie a discussão até que a distração diminua ou os seus níveis de energia melhorem. Não finja atenção exclusiva – será óbvio.

Comportamento calmo. Isso se resume à sua compostura, que é importante manter em situações estressantes.

Então, como é um comportamento calmo? Há uma velha expressão sobre ver um cisne viajar calmamente por um lago. Na superfície, o cisne parece tranquilo, mas abaixo da superfície, o cisne está freneticamente remando o mais rápido possível para se manter à tona. Como profissional de qualidade, sua organização depende de você para ser esse cisne.

Imagine que você esteja no meio de uma auditoria regulatória ou de cliente, cujo resultado poderia resultar na aprovação de um novo produto ou em um contrato lucrativo. O auditor faz uma pergunta profunda e perspicaz – uma pergunta que você não previu ou da qual você não tem certeza da resposta aceitável. Isso é conhecido como uma pergunta pegadinha. Isso aconteceu comigo quando um inspetor do Japão perguntou como a esterilidade era mantida quando a energia ficava presa entre a tampa de um frasco e a aba do frasco.

Nesta situação, eu era o cisne. Permaneci calmo e pedi tempo para pesquisar a questão. Internamente, entrei em pânico quando ouvi a pergunta, mas minhas ações externas nunca revelaram meu pânico. Eu encontrei minha resposta em um relatório do departamento de validação. O departamento de validação antecipou a questão e incorporou um ensaio que provava que o sistema de fechamento do recipiente era adequado para manter a esterilidade, mesmo na presença de pó na aba do frasco.

Você pode perder a compostura de vez em quando, mas escolha o local e o momento corretos. Tire isso do seu sistema depois que todos saírem do dia e você estiver sozinho, por exemplo. Mas, nunca deixe sua equipe ver você perder a compostura – a opinião sobre você pode ser diminuída.

Traga valor. As organizações geralmente visualizam o departamento de qualidade como apenas outro centro de custo. Aqui estão algumas dicas para ajudar a gerência sênior a ver como você está contribuindo para as melhorias importantes:

Desafie-se a melhorar continuamente pessoal e profissionalmente. Aprenda tudo o que puder sobre os produtos e processos da sua organização e aprenda a linguagem dos negócios.

Depois de estar fora da faculdade por décadas, decidi fazer um MBA. Foi um trabalho árduo, mas a probabilidade de meus projetos serem aprovados aumentou quando eu pude armar meu projeto usando a linguagem da alta administração (retorno do investimento, análise equivalente em tempo integral e análise de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças).

Mantenha as coisas simples. Esperamos que os funcionários leiam um procedimento e possam seguir esse procedimento. No entanto, o nível médio de leitura dos adultos americanos é de cerca do sétimo ou oitavo nível. (7)

Descobri que uma das coisas mais difíceis de fazer é escrever claramente para que a pessoa que está executando a tarefa possa executar a tarefa como pretendido. Lembre-se, o documento não deve ser escrito para impressionar, mas para transmitir informações. Muitos programas de software, como o MS Word, podem fornecer estatísticas de legibilidade para o seu documento. Use a ferramenta para manter o nível de leitura de fácil entendimento.

Desista do seu sentimento de ser o melhor. Se você trabalhou para uma organização por alguns anos ou mais, pode sentir que deve algo, como uma promoção ou um aumento. Essa sensação de ser o melhor pode levar à complacência. O valor não é o mesmo que anos no trabalho.

Não se segure. Faça saber que você quer progredir. Um dos papéis da administração é desenvolver talentos para o futuro. Se você vê um trabalho que lhe interessa, vá em frente. Você aprenderá mais sobre o trabalho e ganhará experiência em entrevistas. Mesmo se você não conseguir o cargo, peça feedback e áreas de melhoria.

Integridade – Este é o único atributo no qual você não pode comprometer. Os profissionais de qualidade devem estar dispostos a tomar decisões difíceis e apoiá-los.

Na indústria farmacêutica, por exemplo, a documentação associada à produção de um medicamento deve ser revisada. Rejeitar um produto por problemas de qualidade pode custar à organização milhares ou até milhões de dólares. Em muitos casos, você se tornará a alma e a consciência da organização.

Aqui estão quatro dicas para ajudá-lo a manter uma aura de integridade:

Mantenha suas promessas. Cumpra os seus prazos e não prometa mais do que você pode oferecer. Depois de uma auditoria bastante difícil com numerosas observações, desenvolvi um plano de ação que incluía várias datas de vencimento. No dia anterior à primeira data de vencimento, o auditor ligou para me lembrar do meu compromisso. Eu estava preparado – coloquei a atualização em um pacote noturno logo antes da ligação e dei ao auditor o número de rastreamento do pacote durante a ligação. Eu nunca recebi outro lembrete porque o auditor sabia que eu cumpriria minhas promessas.

Não encubra as más notícias. A única maneira de lidar com as más notícias é de frente. Não tente enfeitar ou colocar uma rotação positiva sobre elas.

Trabalhe através dos canais, e não em torno deles. Siga a cadeia de comando. Você será respeitado por dar, aos que estão acima de você na hierarquia, a chance de resolver o problema primeiro.

Admita seus erros. Somos todos humanos e cometemos erros. Nada protegerá mais sua integridade do que se apropriar deles. Como líder, você deve assumir os erros da sua equipe. Seus colegas não apenas respeitarão sua integridade, mas sua equipe também saberá que você está de volta.

Missão cumprida

Minha jornada profissional nem sempre foi fácil ou direta, mas tem sido gratificante. Para mim, a missão cumprida veio ao saber que eu contribuo para a fabricação e a liberação de produtos farmacêuticos que ajudam muitas pessoas a lidar com doenças crônicas (como hemofilia e colesterol alto) e dependência. Espero que essas dicas também tornem sua jornada em qualidade longa e satisfatória.

Referências

(1) Tom Denham, “The 10 Most Important Personality Traits for Career Success”, Times Union, Sept. 24, 2010, https://tinyurl.com/29azvk7.

(2) Jim Joseph, “Why Flexibility Is Key to Personal Branding Success”, Entrepreneur, Nov. 21, 2013, www.entrepreneur.com/article/229998.

(3) Tony Lee, “Listen Your Way to a Successful Career”, Career Cast, www.careercast.com/career-news/listen-your-way-successful-career.

(4) Bruna Martinuzzi, “How Successful People Stay Calm Under Pressure”, American Express, Sept. 30, 2014, https://tinyurl.com/ycd8twab.

(5) Paul Lyons, “Integrity Is a Foundation Stone to Your Career Success”, Aug. 5, 2015, www.linkedin.com/pulse/integrity-foundation-stone-your-career-success-paul-lyons.

(6) Quote by Rachel Naomi Remen, https://tinyurl.com/ybgtd3nk.

(7) “Readability”, Clear Language Group, www.clearlanguagegroup.com/readability.

Larry M. Pope é vice-presidente de garantia de qualidade na Genus Lifesciences Inc. em Allentown, PA. Ele obteve um MBA da Universidade de Phoenix em Dallas e é auditor de qualidade certificado pela ASQ. Pope é um membro sênior da ASQ.

Fonte: Quality Progress/2018 July

Tradução: Hayrton Rodrigues do Prado Filho



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