Publicado em 07 ago 2018

A distribuição interna de gases combustíveis em instalações residenciais

Redação

Conheça os requisitos mínimos exigíveis para o projeto e a execução de redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais.

Da Redação -

redes de gásNormalmente, as redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais envolve tubulações e equipamentos, aparentes ou embutidos, destinados ao transporte, disposição e/ou controle de fluxo de gás em uma edificação, conforme projeto específico elaborado de acordo com as normas técnicas a fim de não se correr riscos. No Brasil, há dois tipos de gás normalizados e comercializados para estes fins em condomínios.

O gás natural tem como principal característica o fato de não precisar de botijões ou cilindros para armazenamento do produto, pois o fornecimento é continuo e interligado a rede pública deste componente, mas que somente uma parte das cidades possuem redes de concessionarias para este abastecimento. O GLP é o abastecido por rede de botijões nas regiões onde não possuem abastecimento de concessionarias, e esse sistema requer a instalação de cilindros de gás, normalmente no térreo da edificação, sendo o abastecimento periódico e realizado por caminhões das concessionárias.

Em ambos os sistemas, o fornecimento até as unidades será feito por encanamento, que poderá ser instalado de forma embutida ou aparente. Esses sistemas também têm a opção de medição individualizada. O caminhamento da tubulação depende da distância...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica