Uma adequada iluminação no ambiente de trabalho aumenta a produtividade
Redação
Ao contrário, uma iluminação inadequada atrapalha o rendimento das pessoas.
Da Redação –
Os projetos de iluminação dos ambientes de trabalho raramente se preocupam com o tipo de tarefa que será realizada no local mesmo existindo uma exigência legal. Existem algumas dicas para a iluminação do local de trabalho: o excesso de luz é um problema comum nas empresas e nos escritórios. Muita luz, no entanto, não significa luz adequada. Pelo contrário, pode atrapalhar e gerar uma sensação de desconforto.
O limite mínimo também deve ser observado. Além da iluminação geral, algumas atividades exigem uma iluminação mais pontual na mesa de trabalho. O excesso da luz solar deve ser controlado com cortinas e persianas.
Há uma tendência em se aproveitar a luz natural, sempre a complementando com a iluminação artificial. Ao longo do dia, as pessoas têm necessidades diferentes – normalmente decrescentes – de iluminação. Identificar essa variação pode ajudar no rendimento do trabalho. Iluminação com cores diferentes torna o ambiente de trabalho menos monótono, causando uma sensação de bem-estar.
O lúmen é a unidade-padrão de fluxo luminoso no sistema internacional de medidas. Ele é definido como o fluxo numa superfície unitária onde todos os pontos estão a uma distância unitária de uma fonte-ponto, com a intensidade de uma vela.
Em outras palavras, o lúmen corresponde ao fluxo luminoso emitido, no interior de um ângulo sólido de um esferorradiano, por uma fonte pontual de intensidade invariável de uma cand...