Publicado em 14 ago 2018

As atividades práticas com jogos para crianças com dificuldades escolares

Redação

Conheça um estudo teórico para contextualizar o programa de intervenção do Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (LEDA) em termos de fundamentação teórica e atividades práticas com jogos para crianças com dificuldades escolares.

LEDAMaria Thereza C. de Souza e Ana Lucia Petty

O programa de intervenção do LEDA existe há mais de 25 anos, com o objetivo de contribuir para crianças do ensino fundamental 1 superarem dificuldades relativas ao desenvolvimento e à aprendizagem, em um contexto de atividades com jogos e enfrentamento de situações-problema. Este programa vem se transformando ao longo do tempo, mas sempre manteve conexão com uma premissa fundamental em que Piaget [1] afirmou: Os jogos infantis são admiráveis instituições sociais.

Considerando o jogo como uma instituição infantil, enaltecia a relação entre criança e jogo, e também entre criança e regra, atribuindo a ela protagonismo por ser quem atua ativamente para fazer descobertas e desenvolver-se de modo sadio. Nestes termos, seus estudos e os resultados das inúmeras pesquisas que realizou acrescentaram novos conceitos para a análise da prática das regras e da consciência das mesmas, o que por consequência, também favoreceu a análise da construção da autonomia e de relações cooperativas.

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