Quando a oportunidade chega

Nunca se sabe onde sua carreira voltada para a qualidade pode levar você.

progress2Por Lin Fu

Alguns de meus amigos me perguntaram: “Como você acabou se tornando gerente de qualidade?” Para ser honesto, não sei – nunca planejei ser um profissional de qualidade na indústria de tecnologia médica. O que sei é o seguinte: esteja sempre preparado quando surgir uma oportunidade.

Planejamento de experimentos

Minha primeira exposição à engenharia de qualidade foi durante meus estudos de pós-graduação em microbiologia na Universidade Normal de Pequim, na China. Na época, tive a oportunidade de trabalhar com uma empresa de biotecnologia em Pequim, desenvolvendo um novo processo de bioconversão para resíduos agrícolas.

Parte da exigência do projeto era otimizar a fermentação em escala de bancada, que estava associada a muitas variáveis de condição, incluindo a fórmula do meio de cultura, temperatura e velocidade de agitação. O número estimado de tentativas que eu tive que fazer foi mais de 1.000. Isso certamente parecia frustrante, então pedi ajuda à equipe do projeto.

Felizmente, o diretor de qualidade me aconselhou e me apresentou ao planejador de experimentos (Design of Experiments – DOE), uma poderosa ferramenta de engenharia de qualidade para a otimização de processos. Com a ajuda do DOE, otimizei com sucesso o processo de fermentação mais cedo do que eu esperava e entreguei meu projeto dentro do prazo e do orçamento.

Seis Sigma e melhoria contínua

Depois de me formar com o mestrado, comecei minha carreira como pesquisador químico na Dow Chemical Co. Durante meu primeiro ano de rotação de projetos de pesquisa, recebi treinamento e certificação Lean Six Sigma. Foi uma experiência fantástica de aprendizado porque não só me proporcionou um conjunto de ferramentas úteis para o meu trabalho como também mudou minha compreensão do que significa a melhoria contínua.

Depois do meu primeiro ano no centro de P & D da Dow, fui designado para liderar um projeto de melhoria de produtividade em uma das fábricas da organização.  Minha formação técnica e mentalidade de melhoria contínua me prepararam bem para liderar este projeto desafiador.

Sem hesitação, desenvolvi um plano de trabalho e montei minha primeira equipe de projeto Seis Sigma. Nossa equipe resolveu vários desafios técnicos usando técnicas Six Sigma, incluindo o DOE, modo de falha e análise de efeitos e análise de causa raiz.

Mais importante, fabricamos produtos de alta qualidade a uma velocidade de produção duas vezes mais rápida que a meta original. Minha experiência na Dow me proporcionou o conhecimento científico necessário para garantir a melhoria contínua da qualidade da produção no meu local de trabalho, mas nunca havia pensado em gestão da qualidade como uma carreira.

Um mundo totalmente novo de engenharia de qualidade

Há cerca de cinco anos, decidi fazer algumas mudanças na minha vida. Eu vim para os Estados Unidos e tomei uma posição como químico de produção em um pequeno fabricante de dispositivos médicos.

Alguns meses depois de começar, a organização passou pela primeira inspeção da Food and Drug Administration dos EUA. Também foi minha primeira vez fazendo parte de uma auditoria. Não sabendo o que esperar, eu não me preparei.

Embora os resultados fossem bons e o auditor fosse amigável, eu estava nervosa. Ainda me lembro de quão alto meu batimento cardíaco soou durante a auditoria – não consegui ouvir mais nada.

Essa experiência de auditoria me fez perceber que eu precisava buscar conhecimentos, técnicas e métodos de gerenciamento de qualidade. O apoio e o incentivo do meu empregador me convenceram a buscar treinamento e certificação de engenheiro de qualidade da ASQ.

Após seis meses de intenso estudo, passei no exame em minha primeira tentativa – uma façanha da qual ainda tenho orgulho. Graças ao treinamento da ASQ, vi um novo mundo de aplicações de engenharia de qualidade e percebi que minha jornada de engenharia de qualidade estava apenas começando.

Lin Fu é gerente de qualidade da Innovative Surgical Designs em Bloomington, IN. Fu é membro da ASQ e engenheiro de qualidade certificado pela ASQ.

Fonte: Quality Progress/2018 July

Tradução: Hayrton Rodrigues do Prado Filho



Categorias:Opinião, Qualidade

Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: