Os perigos da mineração subterrânea podem ser controlados
Redação
Trabalhar em mineração, desde o início da industrialização, pode ser uma das profissões civis mais perigosas.
Stephen Bruce Harrison -
Atualmente, grandes avanços têm sido feitos para melhorar a segurança dos mineradores ao redor do mundo. Por exemplo, de acordo com os dados publicados pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, o número de fatalidades ligadas à mineração na indústria de carvão nos EUA na década de 90, era de 32 a cada 100.000 mineradores.
Na primeira década deste milênio as fatalidades caíram para 27 a cada 100.000 mineradores e por sete anos inteiros desta década a média caiu para 17 fatalidades. Mas o que está por trás deste enorme aumento da segurança nas mineradoras?
Em primeiro lugar, deve-se considerar as principais causas de fatalidades em mineração: os problemas com a qualidade do ar na mina causados por calor excessivo, gases tóxicos, falta de oxigênio ou concentração de gases inflamáveis; e os incidentes relacionados ao uso de explosivos para detonação das rochas ou colapsos causados pela perfuração.
Em relação à qualidade do ar, há duas medidas preventivas que têm uma influência positiva na segurança em mineração: melhoras na qualidade dos sistemas de ventilação ...