Publicado em 06 Nov 2018

A determinação da massa específica no etanol combustível

Redação

O método do densímetro digital de bancada para determinação da massa específica e do teor alcoólico do etanol combustível.

Da Redação -

etanol

Define-se o etanol como o biocombustível proveniente do processo fermentativo de biomassa renovável, destinado ao uso em motores a combustão interna, e que possui como principal componente o etanol, o qual é especificado sob as formas de etanol anidro combustível e etanol hidratado combustível. Sua massa específica é a massa por unidade de volume de uma substância a uma determinada temperatura. Já o teor alcoólico é o percentual em base mássica (% m/m) ou volumétrica (% v/v) de álcool em etanol combustível.

O etanol hidratado é usado diretamente no abastecimento de veículos automotores. É o álcool adquirido pelo consumidor no posto de abastecimento, para os veículos a etanol ou para os veículos com motor flex. Se o consumidor possuir um veículo com motor flex ele pode utilizar exclusivamente o etanol hidratado.

O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de etanol combustível do mundo. Parte da consolidação do etanol no país foi a criação do Programa Nacional do Álcool, o Pró-Álcool, em 1975.

A iniciativa visava diminuir a dependência nacional em relação ao petróleo, em contexto de Crise do Petróleo, quando os países árabes membros da Opep (Organização dos Países Exportadores do Petróleo) aumentaram rapi...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica