Publicado em 06 nov 2018

A determinação da massa específica no etanol combustível

Redação

O método do densímetro digital de bancada para determinação da massa específica e do teor alcoólico do etanol combustível.

Da Redação -

etanol

Define-se o etanol como o biocombustível proveniente do processo fermentativo de biomassa renovável, destinado ao uso em motores a combustão interna, e que possui como principal componente o etanol, o qual é especificado sob as formas de etanol anidro combustível e etanol hidratado combustível. Sua massa específica é a massa por unidade de volume de uma substância a uma determinada temperatura. Já o teor alcoólico é o percentual em base mássica (% m/m) ou volumétrica (% v/v) de álcool em etanol combustível.

O etanol hidratado é usado diretamente no abastecimento de veículos automotores. É o álcool adquirido pelo consumidor no posto de abastecimento, para os veículos a etanol ou para os veículos com motor flex. Se o consumidor possuir um veículo com motor flex ele pode utilizar exclusivamente o etanol hidratado.

O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de etanol combustível do mundo. Parte da consolidação do etanol no país foi a criação do Programa Nacional do Álcool, o Pró-Álcool, em 1975.

A iniciativa visava diminuir a dependência nacional em relação ao petróleo, em contexto de Crise do Petróleo, quando os países árabes membros da Opep (Organização dos Países Exportadores do Petróleo) aumentaram rapi...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica