As ações para promover uma cultura empresarial positiva

Toda empresa possui uma cultura, que surge naturalmente com o nascimento da empresa e vai amadurecendo diariamente de forma estruturada ou caótica, sempre em função da presença ou da ausência de diretrizes empresariais e/ou normativas.

Pimenta

Marcio Pimenta

Rosa

Bruno Leonardo Rosa

Lidar com pessoas não é uma tarefa exatamente fácil, pelo menos se você, como gestor, está realmente preocupado com o êxito do seu sistema de gestão e o atingimento dos objetivos estratégicos traçados pela sua empresa. Não é uma tarefa cartesiana e não possui uma receita de bolo, entretanto, pode ser conduzida de forma mais assertiva a partir da adoção das ações propostas nesse artigo e com o auxílio da NBR ISO 9001:2015.

Toda empresa possui uma cultura, que surge naturalmente com o nascimento da empresa e vai amadurecendo diariamente de forma estruturada ou caótica, sempre em função da presença ou da ausência de diretrizes empresariais e/ou normativas. Não é possível revogar a cultura de uma empresa, mesmo quando se identifica pontos nocivos à própria empresa.

Não é possível, simplesmente, pelo fato de a cultura empresarial ser um sistema de valores, provenientes de cada funcionário, adquiridos a partir da formação do seu caráter e pelas experiências forjadas em sua comunidade e nas empresas que fizeram parte da sua carreira. Entretanto, é possível aprimorá-la, dando-lhe sentido e fazendo com que ela trabalhe a favor de todos.

É possível deixar claro a todos o que a empresa valoriza e o que ela entende que não é adequando ao ambiente coletivo. Para tanto é imprescindível que a alta administração tenha essa percepção e direcione esforços para a construção de uma cultura empresarial positiva.

Onde esteja claro para todos, principalmente, para as lideranças que conduzirão essa promoção, que o ambiente deve ser construído por ações diárias, em doses homeopáticas e sejam sempre alinhadas com um propósito maior. As pessoas devem perceber que a empresa se preocupa com elas e possui outros propósitos que não apenas os resultados financeiros.

É claro que os resultados são importantes e nenhuma empresa se mantém viva se alimentando de cultura, mas certamente com uma cultura negativa a empresa deixa de obter os ganhos adicionais decorrentes de uma atuação profissional e não conquista o engajamento verdadeiro dos funcionários. Produz o isolamento dos profissionais, desencorajando o compartilhamento de experiências e conhecimentos que poderiam ser utilizados em prol do crescimento empresarial e afeta o desempenho e a eficácia do sistema de gestão, impedindo que seja alcançada a conformidade de seus produtos e serviços.

Anulam qualquer tipo de iniciativa de integração entre áreas funcionais ou departamentos, ocasionando processos de negócios pouco estruturados e com significativos gaps de produtividade, tendo impacto direto na melhoria contínua. Nesse sentido destacamos cinco ações práticas para a construção de uma cultura empresarial positiva e que estão em sintonia com a NBR ISO 9001:2015.

– Entenda e analise periodicamente o contexto de sua organização e se for possível implemente um processo de avaliação do clima organizacional.

– Lidere pelo exemplo, seja flexível e ressalte cotidianamente as qualidades de todos e não as deficiências. Busque entender as necessidade e expectativas das partes interessadas.

– Promova incansavelmente a comunicação na empresa e estimule a comemoração de metas alcançadas, novos projetos e projetos vitoriosos.

– Estimule a melhoria contínua e o conhecimento organizacional.

– Estabeleça, formalmente, políticas e diretrizes que explicitem claramente o que a empresa valoriza e o que ela entende que não é adequando ao ambiente coletivo.

– Seja um profissional atuante e participe ativamente da construção da cultura empresarial positiva em seu projeto ou em sua organização.

Por uma cultura empresarial positiva já.

Marcio Pimenta é consultor sênior da PMQuality Gestão de Projetos; e Bruno Leonardo Rosa é coordenador acadêmico da PMQuality Gestão de Projetos – marcio.pimenta@pmquality.com.br



Categorias:Opinião, Qualidade

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