Islamismo – a visão de um cristão ocidental
Redação
Na mesma época em que os muçulmanos ajudavam o Ocidente a construir sua civilização, Tomás de Aquino integrou a nova filosofia com a tradição cristã, tendo ficado impressionado com a interpretação de Aristóteles por Averróis.
Charles Mady -
Desde o início dos tempos, o ser humano assume atitudes tidas como místicas, ou religiosas. Com a evolução do pensamento, essas posturas se adaptaram, conforme as necessidades dos grupos em questão. O fator humano, falho, gerou interpretações as mais variadas sobre algo que está acima de nossas compreensões. Teríamos, portanto, o direito de julgá-las como absolutamente verdadeiras, em detrimento de outras, tidas como inferiores em relação às nossas?
Essas ideias vêm à mente quando vemos campanhas com o intuito de satanizar certas linhas de pensamento. As discussões se atêm apenas a abordar pequenas divergências, sem agregar as grandes convergências. O interessante dessa situação é que os maiores críticos geralmente apresentam um profundo desconhecimento sobre o tema, ou desonestidade intelectual.
Mas, o papel aceita tudo e o público leitor infelizmente não é devidamente informado sobre o assunto. Uma pergunta deveria vir à mente dos menos informados: será que uma ideia poderia sobreviver por séculos e cativar tantos povos, se não tivesse mérito em suas raízes? Ou será que as evoluç...