O gerenciamento de riscos em projetos
Redação
O objetivo do gerenciamento de riscos em projetos é desenvolver estratégias para evitar que ocorram ou minimizar os impactos desses riscos no projeto, caso ocorram.
Da Redação –
Os riscos do projeto existem por causa da incerteza, pois há sempre a possibilidade de que algo conhecido ou desconhecido possa afetar a realização dos seus objetivos. A gestão de risco é sobre estar preparado para lidar com esses riscos. Como gerente de projetos, existem quatro noções básicas de gerenciamento de riscos que se pode usar: identificar os riscos; avaliar os risco; desenvolver as respostas aos riscos; monitorar e controlar os riscos.
Para identificar quaisquer riscos deve-se perguntar o que pode dar errado? É importante incentivar o pensamento crítico ao tentar identificar riscos. Em geral, é ótimo ter uma atitude, mas deve-se acreditar na Lei de Murphy: qualquer coisa que possa dar errado, vai dar errado.
Existem várias técnicas que você pode usar para ajudar a identificar os riscos: debate, entrevista, perfis de risco, datas históricas, análise de premissas e análise de estrutura de divisão de trabalho. Tenha em mente que esta não é uma atividade única. À medida que o projeto avança, novos riscos podem evoluir ou se tornar conhecidos, enquanto outros podem não ser mais relevantes.
Depois de ter uma lista de possíveis riscos do projeto, precisa-se determinar quais os riscos a ser gerenciados. Geralmente, os riscos que teriam maior impacto no projeto, bem como aqueles que são mais prováveis de ocorrer, são os que devem ser focados.