Publicado em 19 mar 2019

A perda do permafrost é uma ameaça à Terra

Redação

A ameaça das mudanças climáticas acirrou os debates em todo o mundo sobre medidas para reduzir danos e emissões de carbono. Mas, um fator importante para a deterioração desse cenário é um fenômeno pouco conhecido: o descongelamento do tipo de solo chamado de permafrost.

permafrost2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

Nessa imagem acima pode-se ver as bolhas de metano em um lago onde o permafrost está derretendo e liberando rapidamente os gases de efeito estufa na atmosfera. O permafrost, do inglês perm: permanente + frost: congelado), também chamado de pergelissolo, é um tipo de solo congelado formado na região do Ártico, caracterizado por fazer parte tanto da geosfera, por apresentar rochas e sedimentos, quanto da criosfera, por apresentar camadas de gelo.

Sua formação é diretamente ligada às grandes latitudes e altitudes, onde as temperaturas são muito baixas. Sua área é de cerca de 13 milhões de km², algo em torno de 25% das terras do Hemisfério Norte.



É possível haver vegetação sobre o permafrost. Isso pode ocorrer desde que as raízes das plantas consigam penetrar em sua camada sup...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica