Publicado em 02 abr 2019

A inspeção dos cilindros de aço para gases

Redação

Normalmente, os cilindros de gases devem ser colocados em locais limpos, longe de óleo, graxa, sem exposição a raios solares e protegidos contra qualquer fonte de calor.

cilindro2Da Redação –

Os cilindros de gases devem ser armazenados em locais arejados e protegidos, devendo ter por perto extintores de incêndio instalados. Os gases combustíveis e inflamáveis, como acetileno e GLP, por exemplo, não devem ser armazenados no mesmo local que os cilindros de oxigênio, a menos que entre eles exista uma parede resistente ao fogo.

Isso porque o acetileno é um gás, está dissolvido no interior do cilindro e não deverá em hipótese alguma ser armazenado ou operado na posição horizontal, pois o gás que está dissolvido por intermédio de acetona dentro de uma massa porosa, tem a tendência de escapar pela válvula quando o cilindro estiver na posição horizontal. Isso porque o acetileno passa a ficar comprimido de maneira instável podendo gerar uma explosão no cilindro.



Ao transportar cilindros use gaiolas, berços, caçamba ou carrinho sobre rodas. Todo cilindro de gás, cheio ou vazio, deverá estar com a sua respectiva tam...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica