Adaptando-se a tempos difíceis

A versatilidade é a chave para que a qualidade chegue a todos na empresa.

progress2Michael D. Nichols e Karim Houry

Se, como disse Sófocles, não há sucesso sem dificuldades” então o ambiente econômico atual é uma oportunidade perfeita para aqueles no campo da qualidade liderarem o caminho para o sucesso. À medida que reagimos às notícias diárias desanimadoras de Wall Street e de outras capitais financeiras em todo o mundo, precisamos nos perguntar: como a qualidade pode ajudar? Como as empresas podem se posicionar para o sucesso? Qual deve ser o papel da qualidade nestes tempos?

O pessoal de qualidade deve reconhecer o clima econômico como uma oportunidade para demonstrar o impacto que a qualidade pode ter. Mas cabe aos líderes de qualidade e six sigma adaptar seus conjuntos de habilidades, técnicas, ferramentas e estilos de liderança para ajudar as empresas a navegar pelas águas turbulentas.

Isso demonstrará à alta gerência da organização que suas equipes de qualidade são ágeis e rápidas para reagir a um ambiente econômico em rápida mudança. Ele mostrará que esses membros da força de trabalho podem suportar a linha de fundo, proporcionando economias duras.

No alt text provided for this imageMais informações no link https://lnkd.in/d29TQ-T

Existem várias dicas práticas para ajudar você a fazer exatamente isso. Embora você já esteja realizando muitas dessas tarefas, esperamos que esses 12 pontos sirvam como um lembrete de outras ações que podem ser úteis para você.

Agrupamos nossas recomendações em três categorias: imediatas, de curto prazo e de longo prazo ou estratégicas. As atividades imediatas são tarefas que podem agregar valor nos próximos 30 dias; as atividades de curto prazo são aquelas que podem ajudá-lo em 30 dias a seis meses; e as atividades de longo prazo são aquelas que exigem de seis a 18 meses.

Em todos os casos, alavancar as redes internas de relacionamento da empresa e um profundo entendimento de onde estão todos os projetos de melhoria atuais não apenas ajudará a priorizar melhor, mas também permitirá que se aumente a credibilidade da equipe de qualidade de forma exponencial.

Ações imediatas

– Identifique as lacunas – Conecte-se com o departamento financeiro para entender o tamanho da lacuna de lucro e o prejuízo da empresa. Obtenha os números para toda a organização e para cada área funcional.

– Comunicar – Continue compartilhando e elevando todos os dados do painel ou do scorecard relacionados ao desempenho do processo ou à voz do feedback do cliente, que podem ser monitorados e coordenados pela gestão de projetos de qualidade. Muitas vezes, tempos difíceis e cortes orçamentários tornam-se desculpas para reduzir metas de desempenho de qualidade. Certifique-se de que todos saibam que a qualidade de seus produtos e serviços é mais importante do que nunca.

– Fique no curso – Continue impulsionando o programa de implantação de qualidade em andamento. Seja flexível e ajuste seu plano, mas não coloque o programa em espera. Documente todas as ações que você está tomando no curto prazo para garantir a sustentabilidade.

– Continue com o treinamento da equipe – Esta é uma espada de dois gumes. Se a liderança estiver comprometida em manter o pessoal durante a crise, use esse tempo para concluir qualquer treinamento necessário. Se os tempos exigirem que se minimize o treinamento e as viagens, use sua equipe de qualidade para ajudar no treinamento de mais projetos que proporcionarão resultados.

Estratégia de longo prazo

– Aproxime-se da gerência sênior – Ajude a gerência sênior a conectar os pontos, vinculando qualquer economia de custos que seus projetos six sigma possam render a uma oportunidade de reinvestimento nos negócios (P & D, marketing e tecnologia).

– Mantenha as pessoas responsáveis – Faça parcerias com a equipe financeira para detalhar a disponibilidade de economia e responsabilizar as equipes de projeto pela entrega dos benefícios. Por exemplo, em uma empresa da Fortune 100, um executivo sênior em cada área funcional era responsável pelos resultados do six sigma e de outros projetos de transformação de negócios.

– Deve-se estabelecer alvos – Tire proveito do ambiente econômico para lançar o conceito de estabelecer metas monetárias nos níveis da empresa, departamento e projeto, ou propor metas e métricas para o esse ano para apoiar sua iniciativa de excelência de processo. Certifique-se de obter o primeiro certificado de venda do seu CFO.

– Seja estratégico – Use esse momento para avaliar a posição estratégica no mercado e a concorrência. Deve-se estabelecer parcerias com a função de estratégia corporativa. Alinhar métricas de processo com mapas estratégicos.

Fique em primeiro plano

Enfrentamos tempos econômicos desafiadores. Mas isso também apresenta uma excelente oportunidade para os profissionais de qualidade brilharem e demonstrarem que suas habilidades técnicas, de liderança e de gerenciamento de mudanças estão à altura do desafio e podem se adaptar rapidamente a qualquer situação para atender às expectativas das partes interessadas.

As empresas também se beneficiarão do aproveitamento da expertise que reside em seus grupos de qualidade. Ao reimplantar rapidamente essas habilidades, as equipes podem criar oportunidades para liberar fundos para reinvestimento quando seus concorrentes estiverem recuando. Isso garantirá que a qualidade permaneça na vanguarda do esforço para ajudar a manter ou aumentar a fidelidade do cliente.

A função de qualidade não deve migrar para o segundo plano como resultado da desaceleração econômica. E isso não acontecerá, desde que você possa demonstrar o valor que pode oferecer ao resultado final e ao crescimento da empresa.

Fonte: Quality Progres/2009 January

Tradução: Hayrton Rodrigues do Prado Filho



Categorias:Opinião, Qualidade

Tags:, , , , , ,

1 resposta

  1. Milito neste campo há vários anos, concordo com seu artigo, e sinto muito bem os obstáculos, principalmente nos aspectos de ficar no primeiro plano. As desculpas da diretoria são inúmeras e de difícil convencimento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: