Publicado em 02 jul 2019

A informática em serviços de saúde

Redação

A informática em saúde usa a tecnologia da informação para organizar e analisar registros de saúde para melhorar os resultados de saúde. Abrange os recursos, dispositivos e métodos para utilizar a aquisição, armazenamento, recuperação e uso de informações em saúde e medicina. As ferramentas incluem terminologia médica, sistemas de informação e comunicação e tecnologia de computadores. A informática em saúde fornece acesso eletrônico a registros médicos para pacientes, médicos, enfermeiros, administradores hospitalares, companhias de seguros e técnicos de informação em saúde. A área está crescendo rapidamente e há muitos programas de graduação e certificados nos níveis de graduação e pós-graduação.

saúde2Da Redação –

O uso da informática é visto em uma infinidade de processos dentro do cenário dos processos da saúde. Independentemente de pacientes internados ou ambulatoriais, os médicos e pacientes utilizam sistemas de portais online, registros médicos eletrônicos, dispositivos de coleta de dados, como máquinas de sinais vitais e glicosímetros, bem como dispositivos de dados pessoais e e-mail, para citar alguns. Ao considerar esses sistemas e como eles afetam o processo e o fluxo do cenário médico, é importante considerar não apenas a tecnologia em questão, mas também o fluxo de trabalho e o processo de coleta de dados.

O uso de informática em saúde não é apenas prevalente no ambiente clínico, mas também no ambiente gerencial. Na sociedade atual, a comunicação vem sendo realizada em uma infinidade de aplicações: verbal, física e agora eletrônica. Muitas vezes descobre-se que as pessoas podem entrar em contato usando vários aplicativos, como telefone, fax, pager, mensagens instantâneas, e-mail, etc.
abq_inscriçãoO evento é gratui...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica