Os muros em solos mecanicamente estabilizados
Redação
Esse tipo de construção é uma estrutura composta que consiste em camadas alternadas de elementos de aterro compactados e elementos de reforço do solo, fixados a um revestimento de parede. A estabilidade do sistema é derivada da interação entre o aterro e os reforços do solo, envolvendo fricção e tensão. O revestimento da parede é relativamente fino, com a função principal de evitar a erosão do aterro estrutural. O resultado é uma estrutura de gravidade coerente que é flexível e pode transportar uma variedade de cargas pesadas.
Da Redação –
As propriedades e materiais dos três principais componentes podem variar e um engenheiro deve escolher a combinação mais eficiente de materiais com base nos critérios de projeto do muro. Os elementos de revestimento podem ser painéis modulares de concreto pré-moldado ou tela de arame. Cada tipo de revestimento oferece diferentes vantagens ao considerar critérios como estética, durabilidade, procedimento de construção e assentamento esperado.
O evento é gratuito e mais informações no link http://www.abqualidade.org.br/Eventos/home.php?carta_do_presidente
Por exemplo, os reforços de solo são tipicamente de aço ou geossintéticos, na forma de tiras ou escadas. Todas as opções de reforço do solo têm características únicas para a capacidade de tração e tração, corrosão e durabilidade. Há outros tipos que permitem uma construção e desempenho confiáveis do muro, nos quais a gradação, a plasticidade, as propriedades eletroquímicas e a durabilidade geral devem ser analisadas de perto.
Os muros em solos estabilizados mecanicamente têm muitas vantagens quando comparados ao convencionais de concreto armado, principalmente porque são instalados ...