Publicado em 24 set 2019

A Qualidade dos produtos de uso diário

Redação

Muitas pessoas acham que alguns produtos de consumo e produtos walk-up-and-use, incluindo os de consumo fornecidos para uso público, são difíceis de instalar e usar, especialmente ao utilizá-los pela primeira vez ou em intervalos pouco frequentes. Isto claramente não é o que desejam os fabricantes destes produtos, as organizações que usam os produtos para fornecer um serviço, e as pessoas que os utilizam. Pode-se definir a usabilidade como a medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso.

produto2

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

Uma visão precisa e abrangente de como um produto é usado na prática por seus usuários (a chamada prática de uso) é essencial para projetar produtos que atendam às expectativas do usuário. Uma abordagem centrada no usuário nos processos de desenvolvimento de produtos exige uma compreensão mais profunda das características do usuário relacionadas aos problemas (inesperados) que os usuários enfrentam ao interagir com produtos e serviços específicos.

 



As características do usuário e as propriedades do produto são uma fonte útil de informações que ajudam os projetistas a promover tal entendimento dos usuários alvo e do produto em desenvolvimento. Ao projetar para um grupo de usuários específico, as características do usuário ajudam a entender melhor o grupo-alvo e a prever problemas de usabilidade na prática. Ao projetar para todos, as propriedades do produto ajudam a prever problemas de usabilidade dos seus produto...

Artigo atualizado em 07/06/2020 11:20.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica