Como remodelar o seu currículo

Siga estas dicas para melhorar o contexto profissional do seu currículo.

progress6Ray Harkins

Juntamente com suas apólices de seguro e plano patrimonial, você também deve revisar seu currículo periodicamente, especialmente após grandes alterações que possam afetar seu conteúdo. Infelizmente, muitas pessoas consideram esses documentos cruciais apenas quando são mais necessários.

As atualizações do seu currículo devem incluir novas habilidades significativas e treinamento formal e gradualmente excluir detalhes mais antigos e experiências menos relevantes. Além das novas informações de carreira, seu currículo também deve ser atualizado para refletir as mudanças na maneira como os gerentes de contratação as leem e processam.

Os gerentes de RH de hoje estão mais ocupados do que nunca e podem passar apenas alguns segundos observando seu currículo. Um formato de currículo desatualizado representa para um gerente de contratação como um fogão cor de abacate para um comprador de imóvel residencial. Felizmente, algumas mudanças simples podem ajudar bastante a modernizar um currículo antiquado.

Frase objetiva

Qualquer formato de currículo contendo uma seção intitulada Objetivo cheira a obsolescência. A declaração objetiva dos últimos anos foi posicionado de forma proeminente perto do topo de um currículo e dizia algo como Obter uma posição em uma organização de rápido crescimento que utiliza minhas habilidades …

Qualquer pessoa que esteja lendo seu currículo sabe que está procurando emprego. Não desperdice palavras com algo que ninguém vai ler. Em vez disso, uma seção Perfil profissional ou Resumo com duas a três frases concisas sobre quem você é e o valor que você pode adicionar à organização faz um uso muito melhor desse espaço.

Informações de contato

As informações de contato ainda são um elemento necessário em qualquer currículo. Hoje, porém, os endereços de e-mail e da página do linkedin são muito mais úteis do que o seu endereço residencial. Certifique-se de incluir os dois e adicioná-los como hiperlinks, em vez de texto sem formatação, para que alguém possa clicar rapidamente neles para entrar em contato ou aprender mais sobre você.

Referências disponíveis mediante solicitação

Imagine um quarto familiar no porão com painéis de madeira, carpete felpudo de cor malva e uma samambaia grande no canto. Inserir a frase referências disponíveis mediante solicitação no final do seu currículo é pior do que isso.

Entende-se que qualquer candidato sério, se solicitado por um potencial empregador, fornecerá referências. Não há necessidade de desperdiçar espaço nessa expressão banal. Modernize o currículo da década de 1980 excluindo esse clichê.

Proficiente em microsoft office

Há 20 anos destacar sua capacidade de usar um processador de texto ou um programa de e-mail pode ter sido significativo. Hoje, porém, são esperadas habilidades básicas em informática para a maioria das posições profissionais e citá-las em um currículo deixa de ter peso.

Se suas habilidades vão além do básico, incluindo o uso de recursos avançados de banco de dados ou planilha, programação ou software específico do setor, é provável que a inclusão desses detalhes em seu currículo seja valiosa. Ao decidir se deseja incluir um item, pergunte-se: Esse detalhe agrega valor para mim como candidato em potencial?

Hobbies e interesses

Você deve listar seus hobbies no seu currículo? Depende. Se seus hobbies são arte de fita adesiva, caçando no sasquatch ou jogando farmville, a resposta definitivamente é não. Aproveite suas atividades peculiares de fim de semana, mas não as inclua em seu currículo. Elas não agregam valor e podem até aliená-lo da relação dos candidatos viáveis.

Se seus hobbies incluem caminhadas, jardinagem e ir ao teatro, você provavelmente também não deseja incluí-los. Na melhor das hipóteses, eles fornecem uma conversa inicial no início de uma entrevista, mas provavelmente não agregarão valor à imagem geral de você como um funcionário em potencial.

Por outro lado, atividades como esportes de treinamento, ensino e voluntariado em funções de liderança agregam valor e sugerem que você possui habilidades adicionais de pessoas que complementam suas habilidades técnicas. Competir em maratonas ou escalar montanhas pode sugerir uma fortaleza ou perseverança interior e, novamente, agregar valor à imagem de quem você é. Mas, a regra geral para incluir hobbies e interesses é: em caso de dúvida, deixe de fora.

Algumas coisas nunca mudam

Como pisos de madeira e tetos altos, certas características de uma casa sempre parecem boas. Nos currículos não são diferentes. Os gerentes de RH geralmente submetem os currículos a uma série de processos de triagem antes de selecionar uma pequena porcentagem de candidatos para a entrevista. Bandeiras vermelhas como palavras com erros ortográficos, gramática ruim e pontuação incorreta provavelmente farão com que seu currículo seja cortado no início do processo de triagem.

O excesso de palavras e a formatação complicada também podem levar o empregador a deletar o seu currículo. Em vez disso, seu currículo deve ser rico em destaques, mas leve nos detalhes. Marcar dois ou três itens por cargo normalmente é suficiente e oferece uma melhor experiência de leitura do que um parágrafo denso de informações.

Lembre-se disso: assim como o objetivo de uma casa aberta não é garantir uma venda, mas uma oferta, o objetivo de um currículo não é conseguir um emprego, mas uma entrevista. Supondo que você possua as habilidades e a experiência necessárias, um currículo claro e de aparência moderna tem uma chance muito melhor de lhe dar uma entrevista do que um currículo prolixo com um formato antiquado.

Ray Harkins é o gerente de qualidade da Ohio Star Forge Co. em Warren. Ele é membro sênior da ASQ e do Institute of Industrial and Systems Engineers, e é engenheiro de qualidade, auditor e técnico de calibração certificado pela ASQ. Ele também ministra cursos de qualidade e relacionados a negócios no Udemy.com.

Fonte: Quality Progress/2018 February

Tradução: Hayrton Rodrigues do Prado Filho



Categorias:Opinião, Qualidade

Tags:, , , , ,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: