Publicado em 26 nov 2019

O papel do 5 G na indústria do futuro

Redação

O fim das conexões por fio, aumento da eficiência e controle são alguns dos benefícios que a nova geração de redes pode trazer para a Indústria 4.0.

José Renato de Mello Gonçalves -

As redes 5 G vão mudar de maneira definitiva a vida de todas as pessoas isso, muitos de nós já estamos ouvindo falar. Mas, para se ter uma dimensão do quanto, basta analisar os números. Segundo uma pesquisa da Opensignal, a velocidade de download dos usuários de smartphones com tecnologia 5 G nos Estados Unidos pode chegar a 1.815 Mbps. No 4 G, a média é de 22 Mbps. Ou seja: o 5 G possibilita downloads 82 vezes mais rápidos em relação ao 4 G.

 



Para a indústria, o cenário não é diferente. As redes ethernet, atualmente predominantes no setor, podem até ser eficientes, mas demandam o uso de grandes quantidades de cabos. Ou seja, migrar para uma rede sem fio como o 5 G, além de intensificar a velocidade da produção e capacitar o uso pleno de tecnologias, como a realidade aumentada, vai ajudar a otimizar os espaços físicos dentro das fábricas.

Um ponto crucial para a aplicação efetiva do 5 G na realidade industrial é a sinergia entre a área de TI e a área de operações, o chamado chão de fábrica ou TO (tecnologia operacional). Afinal, com uma tecnologia tão potente de co...

Artigo atualizado em 09/10/2024 04:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica